ORIGEM MISTERIOSA: Castelo de 3.000 anos é encontrado no fundo de lago na Turquia

Provavelmente foi construido durante a Idade do Ferro

ORIGEM MISTERIOSA: Castelo de 3.000 anos é encontrado no fundo de lago na Turquia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Arqueólogos marinhos fizeram uma descoberta inacreditavel no fundo do maior lago da Turquia – um castelo muito bem preservado que data de 3.000 anos. Provavelmente foi construído pela misteriosa civilização urartiana que habitou os arredores do Lago Van durante a Idade do Ferro.
 
 
Embora os habitantes locais tenham relatado lendas de ruínas antigas sob a água, os mergulhadores investigaram o lago por quase uma década antes de encontrar as fortificações. Hurriyet Daily News relata que a equipe de pesquisa descobriu várias outras características de interesse durante esse período, incluindo estalagmites com pelo menos 10 metros (33 pés) de comprimento, conhecidas como 'chaminés de fada subaquáticas' e um navio russo afundado.
 
Castelo subaquático
 
A descoberta recente das fortificações subaquáticas foi feita por uma equipe de pesquisadores, incluindo Tahsin Ceylan, um fotógrafo e cinegrafista subaquático, o mergulhador Cumali Birol e Mustafa Akkuş, um acadêmico da Universidade Van Yüzüncü Yıl.
 
 
O castelo, construído durante a Idade do Ferro, quando os níveis de água eram muito mais baixos, permanece em boas condições graças às águas alcalinas do Lago Van.
 
 
 
 
 
"Hoje, estamos aqui para anunciar a descoberta de um castelo que permaneceu submerso no Lago Van", disse o cinegrafista Tahsin Ceylan ao Hurriyet Daily News. "Acredito que além deste castelo, os microbialitos vão contribuir para a economia e o turismo da região. É um milagre encontrar este castelo debaixo d'água. Arqueólogos virão aqui para examinar a história do castelo e fornecer informações sobre ele."
 
 
Ceylan explicou que as paredes da fortificação cobrem uma área de cerca de um quilômetro quadrado (0,4 milhas quadradas). Cerca de 3 a 4 metros (10 a 13 pés) da parede são visíveis acima do leito do lago, mas não está claro a profundidade das paredes, então escavações detalhadas precisam ser realizadas no castelo recém-descoberto para saber mais.
 
 
Civilização Misteriosa
 
 
Os arqueólogos acreditam que o castelo foi construído pelos urartianos, uma civilização misteriosa que existiu no que hoje é o leste da Turquia, Irã e a moderna República Armênia, por volta do século 13 aC . Muito pouco se sabe sobre o reino de Urartu e as origens de seu povo, mas eles falavam uma língua relacionada ao hurriano, eram bem conhecidos por sua metalurgia avançada e usavam uma forma adaptada da escrita cuneiforme assíria.
 
 
Ceylan disse ao Hurriyet Daily News que eles chamaram o Lago Van de 'mar superior' e acreditavam que ele continha muitos segredos misteriosos. A fortificação mostra evidências de pedras cortadas no estilo usado pelos urartianos.
 
 
Após um período de expansão, o Reino ou Urartu foi atacado a partir do século VIII aC . Foi finalmente destruído no final do século 6 aC . Muitos armênios hoje afirmam que são descendentes dos urartianos.
 
 
Fonte: Ancient Origins
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS