ECONOMIA: PIB brasileiro cresce acima do esperado no 1º trimestre do governo Lula

IBGE divulgou hoje o Produto Interno Bruto. Agropecuária estimulou o crescimento econômico

ECONOMIA: PIB brasileiro cresce acima do esperado no 1º trimestre do governo Lula

Foto: Reprodução / Gov. Estado SP

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta (01) os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. A produção do país cresceu 1,9% quando comparada ao trimestre anterior. Quando comparado com o mesmo período de 2022, a economia brasileira cresceu 4%.
 
 
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade. Anualmente, todos os países calculam e divulgam o PIB em suas respectivas moedas. 
 
 
O PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. 
 
Se um país não produzir nada em um ano, o PIB será nulo.
 
O desenvolvimento econômico foi impulsionado principalmente pelo setor da agropecuária, que cresceu 21,6%. É a maior alta do setor desde 1996.
 
 
A alta acontece por conta da produção de grãos, que no início deste ano obteve uma safra recorde. A safra do ano anterior foi impactada por problemas climáticos.
 
 
O setor com a segunda maior taxa de crescimento foi o dos serviços. Este é o principal da economia brasileira, e cresceu 0,6%. Em especial, foram aprimorados os desempenhos das atividades de transportes e das atividades financeiras (com alta de 1,2%).
 
 
De acordo com o mais novo relatório Focus do Banco Central (BC), o mercado projeta que a economia brasileira termine o ano em crescimento. A expectativa agora é o país avance 1,26%, projeção superior a da semana passada (1,2%).
 
 
Além do crescimento do agro, outros fatores que influenciaram o crescimento do PIB foram a queda da inflação e o aumento do salário mínimo. De acordo com o Governo Federal, o novo Bolsa Família também estimulou o aumento da produção nacional. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS