GARIMPO: Conheça a extração de ouro sem mercúrio na capital

O garimpo do ‘ouro limpo’ vai ser explorado pela Rio Madeira Ecologic a partir de novembro

GARIMPO: Conheça a extração de ouro sem mercúrio na capital

Mineração Aluvionar / Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A mineração do ouro no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), é prejudicial ao meio ambiente. O mercúrio, metal utilizado durante o processo de extração, é altamente pernicioso para o solo e água, além de ser tóxico para seres humanos. Entretanto, a Rio Madeira Ecologic Gold propõe uma alternativa menos danosa ao planeta.


O depósito de ouro do Rio Madeira é classificado como ‘ouro aluvial’. É uma espécie de ouro em pó, encontrado no fundo de um córrego ou ribeirão. 


De acordo com o diretor da empresa, Dr. Marcos Pereira, o método utilizado para a extração do ouro de aluvião é o método mais ambientalmente correto de mineração, tendo em vista os menores impactos ambientais resultantes em comparação a outros tipos de mineração.


A primeira etapa da mineração do ouro de aluvião consiste em recolher o material do leito do rio dragado e separar a fração pequena de areia (onde o ouro é encontrado) da fração mineral maior. Em um processo típico, métodos de separação física como peneiramento e separação por gravidade são usados para separar o ouro da fração mineral.


A empresa desenvolveu e está patenteado, desde fevereiro de 2022, um equipamento especial para extração de ouro aluvionar, sem o uso do mercúrio e de qualquer outro tipo de poluente. Supostamente, sem qualquer degradação ou poluição ambiental. O projeto está em andamento há mais de 15 meses, com previsão de início das operações a partir de novembro de 2023.


A demanda para o ‘ouro limpo’ é promissora, e a Rio Madeira Ecologic projeta uma produção anual inicial de aproximadamente 06 toneladas de ouro, e poderá dobrar a produção a cada 12 meses ou menos, dependendo dos investimentos feitos.


De acordo com a empresa, apenas em Rondônia, mais de 39 toneladas de ouro extraídas do Rio Madeira, são contrabandeadas por ano, sem que o Estado e sua população obtenham qualquer benefício pelo exaurimento dessa riqueza.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS