ESPERANÇA: Mulher se cura da aids após transplantes com células tronco

Caso é o primeiro envolvendo sangue de cordão umbilical

ESPERANÇA: Mulher se cura da aids após transplantes com células tronco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma paciente norte-americana de 64 anos foi declarada curada do HIV após receber transplante sanguíneo de células-tronco para o tratamento de leucemia, relataram pesquisadores na última terça-feira (15).
 
 
O caso apresentado na Conference on Retroviruses and Opportunisitic Infections de Denver também é o primeiro envolvendo sangue de cordão umbilical, uma abordagem nova que pode tornar o tratamento acessível.
 
Desde que recebeu o sangue do cordão umbilical para tratar sua leucemia mieloide aguda, a paciente está em remissão e livre do vírus há 14 meses. Assim, interrompeu o tratamento com medicamentos antirretrovirais.
 
Há outros dois casos anteriores de sucesso, em que as células do doador transplantadas apresentavam uma mutação que as tornam resistentes à infecção pelo HIV. Eles, no entanto, ocorreram em homens - um branco e um latino.
 
“Este é agora o terceiro relato de cura neste cenário, e o primeiro em uma mulher vivendo com HIV”, afirmou Sharon Lewin, presidente eleita da Sociedade Internacional de AIDS, em um comunicado. “Juntos, esses três casos de cura pós-transplante de células-tronco ajudam a desvendar os vários componentes do transplante que foram absolutamente essenciais para a cura”, completou.
 
Estudo maior
 
O caso de sucesso faz parte de um estudo maior, financiado pelos Estados Unidos e liderado pela Dra. Yvonne Bryson, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, e pela Dra. Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.
 
O objetivo é acompanhar 25 pessoas com HIV que se submetem a um transplante com células-tronco que são retiradas do sangue do cordão umbilical para tratar o câncer e outras doenças graves.
 
Os pacientes passam primeiramente por uma quimioterapia para matar as células imunológicas cancerígenas. Os médicos, então, transplantam células-tronco de indivíduos com uma mutação genética específica que os faz não possuir receptores usados pelo vírus para infectar células.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS