Durante a madrugada da próxima quinta-feira (10) um novo raro fenômero vai acontecer: o eclipse anular. Ao contrário de um eclipse total, durante este tipo de evento a Lua não cobre completamente a luz do Sol, de forma que a escuridão total não é alcançada, mas um anel de luz é formado ao redor do satélite, formando um ‘anel de fogo’.
Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No entanto, em um eclipse anular, o satélite está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do astro-rei aparecerem. Esse será o primeiro eclipse solar de 2021.
Infelizmente, ele só poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres, por exemplo, o espetáculo pode ser observado de forma parcial.
A fase total durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Se estiver em alguma dessas localidades, é importante usar óculos especiais para assistir ao eclipse para evitar dano ocular.
O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa que acompanha esses fenômenos.