Faltando poucas horas para o início do lockdown no Acre, a correria nos postos de combustíveis e nos principais supermercados da capital foi enorme na noite da última sexta-feira (12). Em imagens enviadas ao ac24horas, seja nos postos de combustíveis ou nos supermercados, as filas eram quilométricas.
O fato chama ainda mais atenção em um momento no qual o Acre fecha a semana com mais de 40 mortes em decorrência da covid-19. Na última sexta-feira, 12, foram registradas mais 12 mortes em decorrência do vírus e 315 novos casos da doença.
Segundo o decreto que entrará em vigor neste final de semana, restaurantes, lanchonetes, supermercados e similares seguem, podem funcionar apenas com serviço de delivery, sendo proibido qualquer tipo de atendimento presencial ao público, inclusive, na modalidade drive-thru e congêneres.
O funcionamento dos postos de gasolina também estará restrito ao público durante os finais de semana. As atividades serão limitadas apenas ao abastecimento de veículos oficiais das áreas da Saúde e da Segurança Pública, assim como de veículos que estejam em missão de serviços públicos essenciais, no período de 7 às 10 da manhã.
As regras são válidas somente nos fins de semana, feriados, pontos facultativos e permitem apenas a abertura de serviços essenciais, como hospitais, farmácias e funerárias.