PRECONCEITO: Duda Salabert, primeira vereadora trans de BH, é ameaçada de morte

"Desde que ganhei a eleição venho recebendo mensagens não apenas de ódio, mas também de ameaças"

PRECONCEITO: Duda Salabert, primeira vereadora trans de BH, é ameaçada de morte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

ISTO É - Primeira mulher trans eleita para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a vereadora Duda Salabert (PDT) foi ameaçada de morte em mensagem encaminhada por e-mail. As informações são do Universa.

 
Vereadora mais votada nas eleições de 2020 na capital mineira, Duda divulgou nesta sexta-feira (4) o conteúdo das ameaças em suas redes sociais. O texto também contém expressões racistas.
 
 
Na postagem, Duda diz “estou sofrendo ameaças de morte. Sim, desde que ganhei a eleição venho recebendo mensagens não apenas de ódio, mas também de ameaças. Ontem recebi esse e-mail. E pior: o grupo odioso enviou esse mesmo email para a escola em que trabalho e para os donos e para a direção da escola. É uma estratégia não só para me intimidar, como também para forçar que a escola me demita.”
 
 
Na mensagem de ameaça, a pessoa diz que vai invadir o colégio Bernoulli, onde Duda dá aula há 12 anos, para matar “todos os negros” e “vadias”. “Eu juro que vou comprar duas pistola (sic) 9mm no Morro do Engenho aqui no Rio de Janeiro, vou esperar as aulas voltarem, vou invadir uma sala de aula e vou matar todas as vadias, negros e depois vou te matar”, diz o texto.
 
Segundo Duda, o e-mail é assinado como Ricardo Wagner Arouoxa. O nome do autor seria um pseudônimo usado por um grupo de extrema direita no Brasil.
 
 
Em nota ao Universa, o colégio Bernoulli diz que “em relação às ameaças sofridas pela professora Duda Salabert e que citam o Bernoulli, a questão já foi direcionada às autoridades competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis e acompanharemos seus desdobramentos. O Bernoulli ressalta que repudia qualquer tipo de violência, preconceito e ódio”.
 
Ao Universa, Duda diz que acredita que o fator que mais motivou a ameaça é a transfobia. “Há uma estrutura odiosa contra pessoas trans e isso se revela nos números. Cerca de 90% das trans estão na prostituição e a expectativa de vida é de 35 anos”. Ela se disse surpresa com o nível das ameaças. “As palavras foram muito fortes”.
 
“Sou a pessoa mais votada da história de BH e isso mostra que a sociedade avança em consciência e no respeito a diversidade”, diz Duda, que aponta que o maior empecilho para o avanço é o que é feito em Brasília.
 
“O problema é o governo federal que tem o discurso de ódio e, como resultado, os grupos neonazistas se fortalecem e ganham espaço”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS