RELATOS: Jair Bolsonaro vê Sergio Moro como adversário em 2022

Bolsonaro acredita que ex-ministro tinha pretensões políticas mesmo antes de sair do governo, segundo relatos de aliados à Folha de S. Paulo

RELATOS: Jair Bolsonaro vê Sergio Moro como adversário em 2022

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria dito a aliados em uma conversa reservada na última semana que vê o ex-ministro Sérgio Moro como "candidatíssimo", segundo relatos divulgados nesta quarta-feira pela Folha de S. Paulo. Para Bolsonaro, Moro tinha pretensões políticas mesmo antes de sair do governo e tem certeza que o ex-ministro será seu adversário nas eleições Presidenciais de 2022.
 
Bolsonaro teria considerado que a forma como Moro saiu do ministério da Justiça e Segurança Pública, no último 24 de abril, reforçou sua hipótese. Moro, no entanto, sempre afirmou publicamente que não considera disputar cargos eletivos.
 
O presidente acredita que o cenário mais favorável para se reeleger em 2022, seria disputar o segundo turno com alguém de esquerda ou centro-esquerda. Dessa forma, Moro atrapalharia seus planos, já que ele surge como uma alternativa no campo da direita e poderia tomar parte do eleitorado de Bolsonaro.
 
Devido a isso, segundo os relatos de aliados ao jornal, Bolsonaro tinha receio de indicar o ex-ministro para uma das duas vagas que ele tem direito de indicar ao Supremo Tribunal Federal durante seu mandato.
 
O presidente teria dito a deputados aliados que Moro poderia usar a posição para ganhar projeção eleitoral e para votar nos pleitos do STF contra os interesses dele – o que seria um ataque público a Bolsonaro, segundo a lógica dele.
 
Bolsonaro também temia que Moro, caso fosse nomeado à vaga no STF , fosse a favor dos inquéritos de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), investigado por suposta participação de um esquema de rachadinha no Rio de Janeiro, e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), identificado em uma investigação sigilosa como articulador de um esquema criminoso de fake news.
 
A ideia inicial do presidente, de acordo com assessores presidenciais, seria manter Moro no governo. Dessa forma, ele poderia manter o controle do ex-ministro e tentar enfraquecê-lo, retirando a pasta de Segurança Pública do seu comando.
 
Contudo, nos últimos momentos de ex-ministros no governo, Bolsonaro não lutou para mantê-lo no cargo e teria dito que se sente aliviado pela saída de Moro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS