DIPLOMACIA: Benjamin Netanyahu confirma visita ao Brasil para posse de Bolsonaro

Na semana passada, Netanyahu expressou a sua satisfação com o interesse que o novo chefe de estado brasileiro demonstrou em fortalecer as relações com Israel

DIPLOMACIA: Benjamin Netanyahu confirma visita ao Brasil para posse de Bolsonaro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou, nesta segunda-feira (17), que vai participar da posse do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, que prometeu mudar a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os passos dos Estados Unidos. O chefe do governo israelita, que também ocupa o cargo de ministro das Relações Exteriores e da Defesa, viajará para Brasília para a cerimônia, que acontecerá no dia 1º de Janeiro, segundo informações de membros do gabinete.

 

 

Na semana passada, Netanyahu expressou a sua satisfação com o interesse que o novo chefe de estado brasileiro demonstrou em fortalecer as relações com Israel.

 

"O Brasil é um grande país, tem um grande potencial econômico e acho que isso [estreitar laços] seria benéfico para ambos os nossos países", disse elo chefe de governo israelita.

 

 

Em novembro, Netanyahu felicitou Bolsonaro pelo anúncio da sua intenção de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém, fato que considerou "um passo histórico adequado e emocionante".

 

Na época, Bolsonaro anunciou no Twitter que "como dito durante a campanha", o novo governo tem "a intenção de transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém ".

 

Bolsonaro explicou em coletiva de imprensa após a eleição que este assunto é uma questão de soberania de um país e nenhum outro tem de se intrometer nessa decisão.

 

 

"Quem decide a capital é o país. Se o Brasil trocou Rio de Janeiro por Brasília, foi decisão do Brasil. Eu não vejo nenhum problema. Temos todo o respeito por Israel e todo o respeito pelo povo árabe. Aqui todo o mundo vive sem problemas", assegurou o Presidente eleito.

 

Se a transferência da embaixada for confirmada, a decisão constitui uma alteração à tradição diplomática de neutralidade mantida por anos pelo Brasil em relação ao conflito israelo-palestiniano. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS