MUNDO: Vento e seca alimentam incêndios mortais neste ano

“Venham logo, me tirem daqui, o fogo está entrando pela porte de trás, vêm vovô!”.

MUNDO: Vento e seca alimentam incêndios mortais neste ano

Coleção de veículo antigos destruída por incêndio perto de Redding, Califórnia, em 29 de julho de 2018 / Foto: AFP

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de 12.000 bombeiros lutavam nesta segunda-feira (30) contra chamas de 17 grandes incêndios que avançavam na Califórnia alimentados pela seca e por ventos, e que mataram pelo menos sete pessoas.

 

O mais forte dos incêndios, o Carr, já matou seis pessoas, incluindo uma senhora de 70 anos, Melody Bledsoe, e seus dois bisnetos de quatro e cinco anos, identificados como Emily Roberts e James Roberts, apelidado de Junior.

 

“Falei com Junior por telefone até que morresse”, relatou o marido de Melody à CNN, recordando que saus últimas palavras foram: “Venham logo, me tirem daqui, o fogo está entrando pela porte de trás, vêm vovô”.

 

“Eu vivi nesta comunidade toda a minha vida e nunca tinha visto um incêndio que provocasse tanta destruição”, confessou o supervisor do condado de Shasta, Leonard Moty, referindo-se ao incêndio Carr, que assola o norte da Califórnia.

 

Alyce Macken lembrou à AFP que ela e seu marido Ted tiveram apenas alguns minutos para fugir de casa, na cidade de Redding: “Às seis horas da manhã alguém bateu na porta, e o comissário nos disse que tínhamos 15 minutos para sair. Saímos em 10. Eu estava tremendo”.

 

Macken, que está aposentada, explicou à AFP que ela fugiu e encontrou outros vizinhos em estado de pânico em um shopping center próximo, de onde viu sua casa queimar.

 

“Foi quase como um tornado de fogo que veio sobre a colina e varreu nossa casa, varreu a casa do nosso vizinho”, explicou.

 

As autoridades evacuaram cerca de 38 mil moradores no condado de Shasta devido ao incêndio Carr, que já destruiu quase 39 mil hectares e apenas 17% do fogo está controlado.

 

Uma névoa espessa de fumaça cobrindo uma grande área do norte da Califórnia provocava problemas respiratórios e limitava a visibilidade.

 

Segundo os Serviços de Emergência do Governo da Califórnia (Cal OES), 12.000 bombeiros de várias partes do país, incluindo Flórida e Nova Jersey, ajudam no combate aos incêndios no estado.

 

– Bombeiros morrem perto de Yosemite –

 

O bombeiro Brian Hughes morreu no domingo enquanto lutava contra o incêndio de Ferguson, ativo perto do Parque Nacional de Yosemite.

 

Hughes foi surpreendido pela queda de uma árvore enquanto lutava contra o fogo, informou o Serviço de Parques Nacionais de Sequoia e Kings Canyon. “Lamentamos sua perda”, escreveram no Twitter.

 

Já o corpo de uma pessoa que ignorou as ordens para deixar sua casa com o avanço do fogo de Carr foi encontrado em uma residência incendiada no domingo, segundo o xerife do condado de Shasta, Tom Bosenko.

 

Carr também tirou a vida de outros dois bombeiros.

 

Donna e Billy Gill foram forçados a fugir de sua casa em Redding, e não sabem quando poderão retornar. “Não saber é, sem dúvida, a parte mais difícil”, disse Donna ao jornal Redding Searchlight.

 

O chefe da polícia de Redding, Roger Moore, advertiu que os saques se tornaram um problema desde que começaram as evacuações e alertou: “Todos aqueles que nós encontrarmos e que não tiverem uma razão legítima para nessas localidades, serão presos por saques, ou por outra coisa”.

 

Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram presos suspeitos de saquearem casas evacuadas em Redding. A polícia encontrou itens eletrônicos empilhados na porta de sua casa, informou a polícia.

 

O incêndio “Mendocino Complex”, com vários focos próximos, destruiu mais de 9.800 hectares desde sexta-feira e avança rapidamente. Apenas 10% do fogo está sob controle.

 

O combate contra o incêndio de Ferguson era mais animador, já que avançou apenas 800 hectares durante a noite, embora desde 13 de julho já tenha devastado 21.700 hectares.

 

De acordo com o Centro Nacional de Coordenação de Incêndios (NIFC), houve 39 incêndios nos Estados Unidos que destruíram 97.000 hectares.

 

As previsões para esta segunda-feira são de muito calor, por volta de 38ºC, e pouco vento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS