Gasolina sobe há quase 3 meses e bate novo recorde

O preço médio do litro do combustível nos postos do país chegou a R$ 4,183, segundo levantamento semanal da agência reguladora

Gasolina sobe há quase 3 meses e bate novo recorde

Foto: Agência Brasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O preço médio da gasolina subiu de 4,151 reais por litro para 4,183 reais na última semana, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta segunda-feira. É a décima primeira semana seguida de alta para o combustível. Os preços do etanol e do diesel também aumentaram.

 

O levantamento considerou o preço médio da gasolina cobrado aos consumidores em 5.758 postos pelo país. É o maior valor registrado no levantamento da agência, mas a pesquisa não considera a variação da inflação no período.

 

Nas refinarias, o preço cobrado pela Petrobras das distribuidoras teve quatro reajustes na última semana, uma alta de 1,17% — a alta nos postos foi de 0,77%. Para esta semana, a estatal anunciou uma redução de 0,8% nas refinarias, que passará a valer a partir de terça.

 

As mudanças nos valores ocorrem por causa da política de preços da empresa adotada desde julho. Desde então, a gasolina acumula alta de 25,99%. A empresa não revela a fórmula do cálculo, mas leva em conta fatores como o dólar e o preço do petróleo no mercado internacional. O preço que os postos cobram dos consumidores, no entanto, são definidos livremente por essas empresas, embora o custo nas refinarias seja um componente.

 

Em relação ao diesel, a variação foi de 3,479 reais por litro para 3,494 reais por litro (0,43%), segundo a ANP, a terceira alta semanal seguida. O combustível ficou 0,59% mais caro nas refinarias na última semana e terá reajuste de 0,10% a partir de terça. O etanol passou de 2,946 reais por litro para 2,963 reais por litro, quinta alta semanal seguida.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS