Até 30 de novembro, 22,9 milhões de pessoas tinham feito o saque, 94% do total
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Termina na próxima quinta-feira (28) o prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep de quem trabalhou em 2015 e recebeu até dois salários mínimos por mês. Inicialmente o período de saque acabaria no dia 30 de junho, mas foi prorrogado até o dia 28 de dezembro. O governo afirma que, desta vez, não haverá nova prorrogação.
Mais de 1 milhão ainda não sacou
Mais de 1,4 milhão de trabalhadores ainda não tinham sacado o dinheiro a que têm direito até o final de novembro, de acordo com o ministério.
São Paulo é o Estado com o maior número de trabalhadores que ainda têm recursos para sacar: 436,3 mil. Até 30 de novembro, 22,9 milhões de pessoas tinham feito o saque, 94% do total.
Veja quem tem direito ao abono:
Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2015;
Ganhou, no máximo, dois salários mínimos, em média, por mês;
Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
É preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado seus dados corretamente ao governo.
Como saber se tem direito?
Há mais de um canal de comunicação para consultar se tem direito ao benefício ou não:
-Telefones: 158 (Ministério do Trabalho), 0800-726 02 07 (Caixa, para trabalhadores de empresas privadas) ou 0800-729 00 01 (Banco do Brasil, para servidores públicos)
-Site: página do Ministério do Trabalho: http://verificasd.mtb.gov.br/abono/ ou consultar informações por Estados clicando aqui
-Aplicativo para celular: disponível apenas para Android, pode ser baixado na Playstore
-Pessoalmente: nas agências do Banco do Brasil (se for servidor público) ou da Caixa (se for trabalhador de empresa privada)
Quanto é pago?
O valor pago é de até um salário mínimo (atualmente R$ 937), e varia de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou. Se ela trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha 1/12 do mínimo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!