O objetivo é assegurar futura convergência com índices adotados em outros países.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia e os demais estados da federação brasileira farão parte da lista de cálculos do PIB Verde, que representa todo o patrimônio ecológico do país, divulgada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pelo cálculo do produto interno bruto (PIB).
A medida é prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2015 e foi aprovada na última quarta-feira (20) pelo senado federal.
O autor do projeto, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), ressaltou que o cálculo atual do PIB deixa de lado uma o patrimônio ecológico do país, que é uma das maiores riquezas nacionais. O objetivo do projeto é preencher essa lacuna determinando que o IBGE divulgue também o PIB Verde.
O cálculo do PIB Verde será um indicador de crescimento econômico medido pelo PIB padrão. A medida beneficiará diretamente os pesquisadores, ambientalistas, o setor produtivo e a sociedade em geral, pois a partir deste cálculo, a real preocupação do país em alcançar um desenvolvimento sustentável, com uma melhora da produtividade será visível. Tudo isso, levando em consideração a preservação dos recursos naturais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!