Casos de violência obrigam Globo a se posicionar

No final de março, o que era boato se confirmou: a figurinista Su Tonani denunciou o ator José Mayer por tê-la assediado em vários momentos durante a convivência de ambos nos bastidores da novela ‘A Lei do Amor’.

Casos de violência obrigam Globo a se posicionar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em um mês e meio, o ‘Jornal Nacional’ noticiou, com destaque, três casos de violência contra mulher envolvendo contratados da emissora.

Em fevereiro, o sertanejo Victor, que faz dupla com o irmão, Léo, deixou o ‘The Voice Kids’ sob a acusação de ter agredido a esposa grávida, Poliana Chaves.

No final de março, o que era boato se confirmou: a figurinista Su Tonani denunciou o ator José Mayer por tê-la assediado em vários momentos durante a convivência de ambos nos bastidores da novela ‘A Lei do Amor’.

Na segunda-feira (10), o ‘JN’ abriu espaço para discutir – e condenar – o comportamento hostil do médico Marcos Harter contra a estudante Emilly Araújo no ‘BBB17’.

O telejornalismo do canal passou a ser usado não apenas para informar a respeito das ocorrências, como também para marcar a posição da Globo.

Os três episódios mobilizaram a imprensa e as redes sociais. A emissora se tornou alvo da pressão popular. Até então, sua política era a de não comentar a vida pessoal dos funcionários e colaboradores nem repercutir assuntos internos.

Os tempos são outros. Tornou-se inadmissível ficar em cima do muro ou se omitir. Nenhuma empresa, tampouco a mais poderosa rede de TV do País, tem o direito de ignorar violência, assédio sexual e atitudes abusivas cometidas por seus profissionais ou participantes de programas.

No caso de Marcos e Emilly, a Globo se viu diretamente envolvida num caso de polícia. Não existia a opção de ‘abafar’ a polêmica para preservar o reality show.

A expulsão de Marcos e o afastamento de Victor e Mayer do vídeo terão consequências: a cúpula da emissora vai rever os códigos de conduta de seus funcionários, endurecendo a punição a assediadores/agressores, e pretende ampliar o apoio oficial ao combate do machismo e da violência contra a mulher.

Foi preciso uma onda de agressões com estrondoso eco midiático para a Globo assumir um papel social que deveria desempenhar todos os dias, com sua força imensurável de influenciar milhões de brasileiros – para o mal e para o bem.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS