“Como a identificação dos corpos está quase finalizada, muito possivelmente vamos poder fazer o traslado dos corpos daqui a um ou dois dias”, disse.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A ministra de Relações Exteriores da Colômbia María Ángela Holguín disse na noite desta quarta-feira que 45 das 71 vítimas fatais do desastre aéreo envolvendo o voo do time da Chapecoense já foram identificadas. A expectativa é que o restante das vítimas sejam reconhecidas ao longo da madrugada. Segundo o chanceler brasileiro José Serra, que desembarcou hoje na cidade de Medellín, até sexta-feira todos os corpos devem ser identificados para depois serem trasladados ao Brasil, primeiro a Chapecó e, na sequência, às cidades de origem das vítimas. Holguín estima que o próprio traslado ao Brasil possa ser feito ainda na sexta.
“Como a identificação dos corpos está quase finalizada, muito possivelmente vamos poder fazer o traslado dos corpos daqui a um ou dois dias”, disse.
Serra e o ministro da Cultura Roberto Freire chegaram à Colômbia na tarde desta quarta-feira para encaminhar providências para a liberação dos corpos. “Vim aqui para trazer solidariedade, agradecimento e eventualmente encaminhar providências. O trabalho [de identificação das vítimas] está se desenvolvendo com celeridade, assim como o tratamento dos seis que sobreviveram. O governo brasileiro e o Ministério de Relações Exteriores têm trabalhado com muita responsabilidade e dedicação. Os colombianos têm ajudado ao extremo como se fossem perdas da próxima Colômbia. Creio que em dois dias esse trabalho [de identificação] poderá estar concluído”, disse José Serra. Um Hércules da Força Aérea Brasileira está de prontidão para transportar as vítimas.
O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também está em Medellín e informou hoje que aviões da FAB também serão utilizados para levar corpos das vítimas aos destinos finais de sepultamento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!