Cunha recorre ao STF para impedir votação de cassação de seu mandato

O texto apresentado à Suprema Corte pelos advogados de Cunha aponta que diversas irregularidades foram cometidas no trâmite do pedido de cassação

Cunha recorre ao STF para impedir votação de cassação de seu mandato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados, impetrou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de impedir que o parecer pela cassação de seu mandato entre na pauta da Câmara, revela a coluna Painel.

O texto apresentado à Suprema Corte pelos advogados de Cunha aponta que diversas irregularidades foram cometidas no trâmite do pedido de cassação do mandato do deputado no Conselho de Ética e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Uma das supostas irregularidades é o fato de a sessão da comissão que deu parecer desfavorável ao recurso contra o parecer do Conselho de Ética ter sido aberta com quatro deputados a menos do que o estipulado no regimento. “Não havia o mínimo de parlamentares exigido para abrir a sessão, o que impunha seu cancelamento e remarcação”, escreve o advogado Marcelo Nobre.

VEJA TAMBÉM: Conselho de Ética aprova cassação de Eduardo Cunha

Outra contestação refere-se ao relator do caso, o deputado Marcos Rogério, que de acordo com a defesa, não poderia estar à frente do processo após ter mudado de partido - do PDT para o DEM, que integra o bloco do PMDB. A defesa ainda alega que o fato de a votação do parecer no Conselho de Ética não ter sifo feita através de painel eletrônico, e não por chamada nominal, o que acabou por manipular o resultado "por meio de constrangimento ilegal imposto aos votantes”.

O atual presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), já declarou que só vai colocar o assunto no plenário da Casa quando houver quórum. Aliados do peemedebista pretendem esvaziar a sessão na data prevista para a votação.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS