Direção da Samarco será indiciada por homicídio

Direção da Samarco será indiciada por homicídio

Direção da Samarco será indiciada por homicídio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Civil de Minas Gerais vai indiciar por homicídio a direção da mineradora Samarco por 19 mortes ocorridas no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, no dia 5 de novembro do ano passado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 5, pelo delegado responsável pela investigação da queda da represa, Rodrigo Bustamante. 

Até o momento foram confirmadas as mortes de 17 pessoas. Porém, o delegado afirmou que as duas pessoas que estão desaparecidas, pelo tempo decorrido, também serão incluídas no indiciamento. O prazo para o término do inquérito é 15 de fevereiro. No entanto, as investigações poderão ser prorrogadas. Conforme o delegado, falta apenas decidir se o indiciamento será por dolo, quando há intenção de matar, ou culposo, quando não há a intenção, mas assume-se o risco de que isso ocorra.

Nesta sexta, três meses depois da tragédia, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em escritórios da Samarco em Belo Horizonte e Mariana, dentro da operação batizada de Kairós (a palavra vem do grego e significa momento oportuno). Foi pedida a entrada também na planta da empresa em Anchieta, no Espírito Santo. O delegado, no entanto, informou que os dados da unidade capixaba puderam ser acessados a partir de Belo Horizonte. Foram recolhidos arquivos de computador e e-mails que estavam armazenados no servidor da empresa. Trocas de mensagens entre diretores também foram apreendidas, além de atas de reuniões.

Segundo Bustamante, o material servirá ainda para analisar a contabilidade entre a Vale e a Samarco. As duas empresas mantinham acordo de uso de Fundão para depósito de rejeitos da mina da Vale de Alegria, também em Mariana. A Vale, juntamente com a BHP Billiton, controla a Samarco. Outra linha de investigação diz respeito aos piezômetros da mineradora, os aparelhos que medem o volume e a pressão que a água faz na barragem. Segundo investigações da Polícia Federal, a última leitura dos equipamentos foi feita em 26 de outubro, 10 dias, portanto, antes do rompimento, conforme reportagem exclusiva publicada pelo Estado em 3 de fevereiro.

Sobre o indiciamento por homicídio do comando da Samarco, o delegado afirmou não haver qualquer dúvida sobre a responsabilidade da direção da empresa. "As mortes já estão configuradas e existe o nexo causal", argumentou. Em 13 de janeiro, a Polícia Federal indiciou o então diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, o diretor de operações da mineradora, Kleber Terra, e outros cinco executivos da mineradora e de empresas prestadoras de serviço por crime ambiental. Vescovi e Terra se afastaram da Samarco. A pena é de um a cinco ano de prisão.

Para homicídio doloso, a pena varia de seis a 20 anos de prisão, por morte. Para homicídio culposo, a pena varia de um a três anos de prisão, mas que pode ser ampliada em casos, por exemplo, "de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício", conforme previsto no Código Penal. A mineradora ainda não se posicionou sobre o anúncio do indiciamento feito pelo delegado Bustamante. Sobre a busca e apreensão da Polícia Civil na empresa, a mineradora divulgou nota dizendo reiterar "que está colaborando com o trabalho dos policiais, assim como vem fazendo desde o início das investigações das causas do acidente com a barragem de Fundão.”

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS