Homens armados invadem hotel no Mali e fazem mais de 100 reféns

Homens armados invadem hotel no Mali e fazem mais de 100 reféns

Homens armados invadem hotel no Mali e fazem mais de 100 reféns

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Homens armados invadiram um hotel na capital do Mali, Bamako, na manhã dessa sexta-feira (20), e teriam feito um grande número de reféns, de acordo com informações preliminares de testemunhas e forças de segurança.

Cerca de 140 hóspedes e 30 funcionários ficaram sob a mira de armas, segundo a agência de notícias AFP. O ataque teria ocorrido às 7h (horário local), quando um grupo de homens invadiu o complexo, gritando "Allahu Akbar" (Deus é grande, em árabe).

Tropas do Máli e da França, que desde 2013 tem presença militar no país africano para auxiliar no combate a extremistas islâmicos, cercaram o hotel. Segundo a AFP, uma operação de libertação já teria resultado na morte de três reféns. Horas depois, a TV estatal do Máli informou que 80 reféns teriam sido libertados.

Localizado em um bairro da cidade em que fica o setor diplomático, o Radisson Blu é um endereço popular para trabalhadores estrangeiros no Mali, em que operam muitas empresas multinacionais mineradoras – o país é o terceiro maior produtor de ouro do mundo.

A embaixada dos Estados Unidos em Bamako emitiu comunicado aconselhando cidadãos do país a "buscar abrigo". Segundo a agência Reuters, que citou fontes locais, alguns reféns teriam sido liberados, inclusive os que fossem capazes de recitar versos do Corão, o livro sagrado muçulmano. Nenhum grupo ainda reivindicou a autoria do ataque.

Ex-colônia francesa, o Mali tem sido palco de revoltas de grupos extremistas islâmicos ligados a um braço do Al-Qaeda na África. Algumas das principais cidades do país foram tomadas por militantes em 2012. No ano seguinte, a pedido do governo do país e com o aval da ONU, tropas francesas intervieram no conflito, com bombardeios a posições rebeldes.

Em março do ano passado, um grupo islamista assumiu a autoria de um ataque a um restaurante popular entre estrangeiros em Bamako, em que cinco pessoas morreram.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS