ESPECIAL - O chupa-cabras e o serviço secreto brasileiro

ESPECIAL - O chupa-cabras e o serviço secreto brasileiro

ESPECIAL - O chupa-cabras e o serviço secreto brasileiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um jovem observa a multidão de fiéis. São milhares de pessoas em procissão sob o forte sol da Amazônia. Ao fundo está a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará, onde acontece a tradicional festa do Círio de Nazaré. Uma banca de Tacacá serve como ponto de encontro com uma bonita garota. Não são namorados, muito menos se conhecem. Ela é um ‘contato’ que vai ajuda-lo na sua missão de investigar aparição de supostos óvnis e chupa-cabras na ilha de Marajó. Corre o ano de 2006 e o jovem rapaz é um colaborador da Abin – Agência Brasileira de Inteligência, recrutado na sua escola em Brasília. 

Este é o mote para uma revista em quadrinhos, publicada em novembro de 2006. O personagem principal tem o codinome AJA – Agente jovem da Abin, um estudante secundarista da capital federal.

O HQ faz parte de um antigo projeto da agência, o Programa ‘Escola Conhecendo a Abin’, cujo publicação piloto foi iniciada em 2005. O foco era mostrar como trabalha o serviço secreto brasileiro, “visando conscientizar e a valorizar a Atividade de Inteligência junto aos jovens que poderão ser futuros profissionais de Inteligência”.

Foram impressas três edições em gráfica própria, com tiragem de 400 exemplares cada, distribuídos em seis escolas de Brasília. O publico alvo eram crianças entre 10 e 15 anos, além dos filhos de servidores do órgão.

Compõe o acervo digital no site da agencia, três enredos de ficção em forma de revista de quadrinhos, "O agente jovem da ABIN contra os piratas do Amazonas” de 2005, "O agente jovem da ABIN contra os chupa-cabras na ilha de Marajó” em 2006 e "O agente jovem da ABIN na corrida em defesa do PAN RIO 2007".

Pois bem, voltando ao HQ do “Chupa-Cabras” no Pará.

A dupla de estudantes recrutados vai de barco para um hotel fazenda na selva. No restaurante, o rapaz enviado de Brasília percebe a presença de um ‘oriental’. Fotografa o estrangeiro com uma caneta espiã. Na sequencia vão até a recepção do hotel, inventam uma mentirinha sobre uma pesquisa escolar e conseguem saber quem são os ‘gringos’.  Ao final, descobre-se que na verdade trata-se de uma tríade chinesa que tem atividades criminosas em todo o mundo e realiza tráfico de cocaína em grande escala. E sim, e os Chupa-Cabras? Os ‘seres de outro planeta’ eram um disfarce da organização criminosa para afastar intrusos enquanto escondiam a droga em urnas mortuárias indígenas.

OPERAÇÃO PRATO

O roteiro da historia em quadrinhos da Abin lembra a operação Prato realizada entre os meses de outubro e dezembro de 1977, também no estado do Pará. Documentos oficiais guardados no Arquivo Nacional em Brasília e documentos extraoficiais vazados e divulgados pela mídia são os principais registros da operação que investigou o aparecimento e movimentação de OVNIs, nos municípios de Vigia, Colares e Santo Antônio do Tauá.

A população também relatava estranhos fenômenos associados aos supostos OVNIs, chamados pela população de "chupa-chupas". Os ribeirinhos teriam sofrido ataques com raios de luz, causando queimaduras, perfurações na pele e mortes. Na época as investigações dos fenômenos foram realizadas pelos extintos Serviço Nacional de Informações – SNI e o Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica.

AJA

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Abin em Brasilia e enviou algumas perguntas sobre a rara revista em quadrinhos. Foi confirmado por telefone o recebimento dos questionamentos, mas posteriormente não atenderam mais as ligações, muito menos responderam o e-mail.

A única declaração registrada foi de que ‘estes arquivos não eram mais para estar disponíveis no site do órgão’. Conheça o site da Abin, clique aqui.

LEIA ABAIXO A HISTÓRIA EM QUADRINHOS "O agente jovem da ABIN contra os chupa-cabras na ilha de Marajó”:

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS