Plutão tem montanhas de gelo de água e guarda mistérios - VÍDEO

Plutão tem montanhas de gelo de água e guarda mistérios


Plutão tem montanhas de gelo de água e guarda mistérios - VÍDEO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As primeiras imagens transmitidas pela New Horizons do sobrevoo feito de Plutão nesta terça-feira (14) trazem a promessa de revolucionar nossa compreensão de muitos objetos em nosso sistema planetário — talvez até a Terra. Mas vamos primeiro nos concentrar no que dá para ver de cara: montanhas de gelo de água na superfície do planeta anão!

 

Esse pedaço da superfície fica ao sul da região do “coração”, que a equipe da sonda da Nasa decidiu batizar de Tombaugh Regio, em homenagem a Clyde Tombaugh, o astrônomo que descobriu Plutão, em 1930.
 
A sacada é: não existe nenhuma cratera — pelo menos que os cientistas tenham encontrado — nessa imagem, e o planeta anão vive num cinturão de objetos, o que significa que pancadas devem ser comuns. (Dê uma olhada na superfície de Ceres, no cinturão de asteroides, para referência). Isso, e mais as agudas montanhas, com cerca de 3.000 a 4.000 metros de altitude, sugere que essa superfície é extremamente nova. John Spencer, cientista da missão, deu um palpite informado de que essas superfícies devem ter menos de 100 milhões de anos — o que é um piscar de olhos, para um objeto que tem 4,6 bilhões de anos de idade. 

Em resumo: Plutão está geologicamente ativo!
 
Agora, quer saber o mais empolgante disso? Não é por força de maré, o mecanismo que se atribui à atividade de mundos como as luas Europa (Júpiter) e Encélado (Saturno). Como Caronte, a maior lua de Plutão, está numa órbita circular e ambos mantêm a mesma face voltada um para o outro, não existe estresse de maré para manter essa atividade. Então, o que acontece? Quem esqueceu o “motor geológico” de Plutão ligado por 4,5 bilhões de anos? É um mistério. O mecanismo a impulsionar a geologia de Plutão é desconhecido.
 
E mais: Caronte também é geologicamente ativo. Uma imagem mais próxima da lua, revelada hoje, mostra menos crateras do que se esperava, e terrenos bem lisos — o que implica novos –, além de falhas que têm toda a cara de tectonismo. Recente. Se bobear, o mesmo mecanismo que manteve Plutão ativo está trabalhando em sua maior lua também.
 
 
Spencer apresentou duas possíveis explicações para a atividade recente, e você vai adorar ambas. Uma é que Plutão tem suficiente calor emitido por elementos radioativos no seu interior para manter o motor geológico funcionando. É o que acontece na Terra, e por isso temos vulcões, terremotos e tudo mais. Só que a Terra é cinco vezes maior. Grande surpresa. Principalmente porque, no caso de Plutão, o manto é de gelo de água, e não de rocha, como na Terra. Isso significa que provavelmente há mesmo água líquida sob a crosta gelada.
 
E a outra explicação? O calor interno radioativo do núcleo rochoso já se foi há tempos, mas o oceano interno segue gradualmente se congelando e, com isso, liberando calor que leva à atividade geológica na superfície.
 
A implicação disso é que não só Plutão é um lugar incrível, mas os geofísicos terão muito trabalho pela frente para explicar por que suas explicações atuais para o calor interno de planetas não se encaixam aos fatos. De volta à prancheta, pessoal!
 
Só o primeiro dia, e só duas imagens. Tem muito mais de onde vieram essas. Que tal para começar?
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS