A primeira janela de lançamento será nesta terça-feira, dia 3 de junho, às 15h30 pelo horário de Brasília e será retransmitida ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A primeira janela de lançamento será nesta terça-feira, dia 3 de junho, às 15h30 pelo horário de Brasília e será retransmitida ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a nave em forma de disco voador será elevada a mais de 35 km de altitude a partir de um balão de pressão zero, que subirá da base de lançamentos de Mísseis localizada em Kauai, no Hawaii.
Disco Voador
Uma fração de segundo depois de cair do balão, e alguns metros abaixo, quatro foguetes propulsores deverão fazer a nave em forma de disco voador girar, com o objetivo de estabilizá-la giroscopicamente.
Meio segundo depois, outro foguete de combustível sólido vai arremessar a nave com 17 mil quilos de empuxo, enviando o veículo de teste até a borda da estratosfera.
"Nosso objetivo é chegar a uma altitude e velocidade semelhantes àquelas que os nossos veículos irão encontrar quando voarem na atmosfera de Marte", disse Ian Clark, principal investigador do projeto LDSD junto ao laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o JPL.
Queremos atingir 60 km de altitude na velocidade Mach 4. “Assim que diminuir para 3.8 liberaremos o primeiro de dois novos sistemas de travagem atmosférica", explicou Clark.
Se o veículo de teste voar como esperado, a equipe obterá importantes dados sobre o funcionamento do Desacelerado Supersônico Inflável Aerodinâmico (SIAD-R) e do paraquedas supersônico um ano antes de terminar os testes.
Todo o teste deverá durar cerca de 45 minutos e será finalizado com a abertura do paraquedas supersônico - o maior até hoje construído, acima do oceano Pacífico, na costa do Havaí.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!