Satélite mostra nuvem tóxica avançando sobre o Sudeste

Satélite mostra nuvem tóxica avançando sobre o Sudeste

Satélite mostra nuvem tóxica avançando sobre o Sudeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Imagens registradas pelo satélite de sensoriamento remoto Terra, da Nasa, mostram que a nuvem de nitrato de amônio proveniente do acidente de uma fábrica de produtos químicos em Santa Catarina já chegou ao litoral do Paraná e litoral sul de São Paulo.

A nuvem tóxica se formou após a explosão de um dos armazéns de uma fábrica de fertilizantes situada na cidade de São Francisco do Sul, localizada às margens da baia de Babitonga, próximo à Joinville, na altura da costa de Santa Catarina.

O acidente ocorreu no final da noite de terça-feira, 23 de setembro, e produziu uma gigantesca nuvem de cor amarela composta principalmente de Nitrato de Amônio - NH4NO3 - componente amplamente utilizado na fabricação de fertilizantes, inseticidas e explosivos.

Diferente do que foi informado pelas autoridades locais, o produto é tóxico e causa irritações nos olhos, na pele e no trato respiratório e pode provocar tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória.

Deslocamento

A imagem de satélite foi feita às 10h20 BRT, cerca de 11 horas depois do acidente e mostra que a quantidade de NH4NO3 injetado na atmosfera foi bastante elevada. Na cena, a pluma pode ser vista em tons esverdeados e naquele momento já cobria grande extensão do litoral de Santa Catarina e Paraná.

Devido ao sistema de circulação de ventos e à presença de um ciclone extratropical que age sobre o oceano, a pluma deve avançar sobre o litoral sul de São Paulo já nesta quinta-feira, podendo chegar à costa do Rio de Janeiro entre sexta-feira e sábado.

À medida que avança sobre parte da região Sudeste a pluma se dispersa, apresentando níveis de concentração de NH4NO3 bem inferiores aqueles observados na cidade de São Francisco do Sul, onde 121 pessoas foram atendidas por intoxicação e mais de 800 pessoas precisaram ser removidas para abrigos ou casas de parentes.

Além dos riscos à saúde, por ser altamente solúvel em água o nitrato de amônio pode contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para qualquer tipo de finalidade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS