Notícias de início de ano do SINDSBOR

Notícias de início de ano do SINDSBOR

Notícias de início de ano do SINDSBOR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com nove meses de luta, o sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, começa o ano de 2012, com muito trabalho a fazer. Pela terceira vez em menos de um ano, integrantes da diretoria executiva vão à Brasília para pressionar políticos e parlamentares e fazerem campanha para a realização da tão esperada Audiência Pública que irá discutir a Violação dos Direitos Humanos cometidas aos Soldados da Borracha na época da 2ª Guerra Mundial, o objetivo é constituí-la na Câmara Federal ou no Senado ainda esse ano. A intensão é projetar um debate nacional entre toda a bancada, movimentos de representação e outros seguimentos, aí então denunciar e reivindicar a indenização por dano moral em favor dos Heróis da Pátria ( Soldados da Borracha), personagens responsáveis pelo desenvolvimento e esforço de guerra realizado em toda Região Norte. O Sindicato desde o ano de 2009, entrou com uma ação judicial pedindo indenização aos danos causados pelo Governo Brasileiro e os E.U.A, Processo nº 2010.41.00.000084-5.
Atividades no Cone Sul de Rondônia
Na cidade de Costa Marques no mês de Janeiro nosso assessor de comunicação, Dário Braga, esteve realizando serviços pelo sindicato naquela comarca. Trabalhou na organização, cadastrando e filiando Soldados da Borracha e seus familiares para serem incorporados em nossa instituição. O principal trabalho girou em torno de identificação de Seringueiros em idades bem avançadas que estão morando nos cantos mais recônditos da floresta, alguns passando agudas privações. O foco é realizar um documentário com fotos, entrevistas , vídeos e apresentar para imprensa em geral para a sociedade e as autoridades em Brasília, pois muitos se quer conhecem esses personagens que desbravaram e foram pioneiros em nossa região, esse trabalho tem a meta de fazer com que nossa categoria possa ter sua história conhecida e que num futuro muito próximo os Estado Brasileiro possa reconhecê-los como vítimas de grandes violações, e que o trabalho que dispensaram à nação é passível de reconhecimento econômico pelos danos causados a eles. Queremos com tudo isso, dar a visibilidade necessária mostrando que em muitos lugares de Rondônia o INSS, não conseguiu chegar e foi falho negando direitos a muitos Soldados da Borracha que exerceram suas atividades na época da guerra e que recebem apenas um salário, aposentados como agricultores, sem falar em outros que nem com o benefício foram contemplados. Parte dos vídeos mostram grupos que compõe nossa categoria vivendo isolados, longe de qualquer unidade médica ou escola.
Balanço das atividades desenvolvidas
Apesar de todas as dificuldades que encontramos ao assumir o sindicato e as que apareceram, conseguimos avançar em muitos pontos. Pagamos grande partes das dívidas deixadas pela antiga direção; estamos realizando um bom trabalho de informação e notícias, estamos ligados com a imprensa escrita, local, televisiva e internet, respondemos com mais agilidade as centenas de correspondências que nos chegam via correio, fax, emails; dispomos hoje de uma sede totalmente reformada, de funcionários mais dispostos a atender o público; estamos prestes a conseguir o livro do INSS, onde contém os nomes de 55 mil Soldados da Borracha que trabalharam nos seringais e que vai facilitar a aquisição de benefícios a quem dele merece e necessite, uma vez que esse importantíssimo documento serve como uma prova material; a conquista e a aquisição de um veículo para nossa instituição; como ponta de lança fomos agraciados com a colaboração de um advogado competentíssimo e ético o Doutor Antônio Augusto e seus auxiliares que trabalham não somente pela função do dinheiro, mais sim pela nobre causa que acreditamos; o próprio registro sindical que logo logo estará saindo e para finalizar, a notícia de uma reunião que foi agendada com o senhor Ivo da Motta do setor jurídico da Presidência da República para o mês de maio; e também a importantíssima reunião com o Ministro da Defesa Celso Amorim, que está sendo articulada. A diretoria em aproximadamente 20 dias tentará dar a cartada final para amarrar a Audiência Pública dos Soldados da Borracha e conseguir as assinaturas de parlamentares via requerimento para então se marcar a data do envio da matéria ao parlamento.
Pec 556/2002
É um Projeto de Emenda Constitucional que prevê o aumento salarial para a categoria dos Soldados da Borracha ao mesmo nível salarial dos ex-combatentes, ou seja, aqueles que foram combater na 2ª Guerra Mundial. O Projeto é de autoria da Senadora Amazonense Vanessa Grazziotin, desde 2002 não foi votado ou aprovado, tanto na Câmara Federal como no Senado. A perspectiva é que agora, a partir desse ano o Projeto possa ser discutido e votado. Tudo dependerá da articulação entre os estados envolvidos e a correlação de forças que será construída em torno da matéria com os parlamentares que a defendem, diz Carioca lotado como vice- Presidente no sindicato.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS