No final do ano passado, n os dias 10 a 12 de novembro de 2010, o Povo Indígena Paiter Surui se reuniram na aldeia Lapetanha/Terra Indígena Sete de Setembro, para discutir a política interna do Povo.
A intenção é para que o povo pudesse refletir sobre o processo de funcionamento da política, e a assim construir uma forma de melhoria dessa política para o Povo Surui.
Antes do contato com sociedade não-indígena o Povo Paiter sempre teve sua política tradicional, onde a organização do Povo funcionava conforme o mesmo. E atualmente após o contato os Paiter perceberam a importância de conhecer a forma de funcionamento da política dos não-índios, que hoje também fazem parte da realidade do Povo, assim é necessário para os Paiter hoje ter conhecimento das duas formas de política do tradicional e política dos não-índios.
Com essa visão a proposta da discussão na assembleia foi a criação do Parlamento Paiter, para eleger novos representantes do Povo Indígena Surui. Assim foram atingidos alguns resultados importantes da reunião, onde foram criadas a conselho dos mais velhos compostas por todos os clâs dos Paiter (Gameb,Kaban, Makor e Gamir), foi eleito LABIWAY E SAGA (Chefe maior) que é Almir Narayamoga Surui e também foi formado comissão eleitoral composta por todos os clâs, essa comissão ficará responsável pela articulação que irá facilitar para a eleição dos LABIWAY-EY (Líderes) no próximo dia 15 fevereiro de 2011.