Congresso toma posse e elege novas Mesas Diretoras
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Confira transmissão ao vivo Via G1.com clicando AQUI.
Uma agenda intensa marca a volta aos trabalhos do Congresso Nacional após cinco semanas de recesso, com a abertura da nova legislatura, a posse dos 513 deputados e 54 senadores e a eleição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.
As atividades oficiais começam de manhã e se estendem até a noite. Às 10h, a Câmara e o Senado realizam sessões para dar posse aos novos parlamentares. Uma hora depois os senadores começam a escolher o presidente da Casa pelos próximos dois anos. Apenas duas candidaturas foram apresentadas: a do atual presidente, José Sarney (PMDB-AP), e a do novato Randolfe Rodrigues (Psol-AP), o mais jovem dos senadores, com 38 anos de idade. Logo em seguida, serão escolhidos os demais integrantes da Mesa.Sarney tem apoio de todos os partidos e enfrentará a candidatura de protesto do Psol.
Na Câmara, a eleição começará às 18h e deve durar de três a quatro horas. Disputarão o comando da Casa Marco Maia (PT-RS), que herdou a presidência em dezembro com a renúncia de Michel Temer (PMDB-SP), atual vice-presidente da República, e o deputado Sandro Mabel (PR-GO). Maia tem o apoio de todos os partidos, inclusive o PR de Mabel.
O início dos trabalhos da 54ª legislatura está marcado para amanhã (2) em sessão conjunta do Congresso Nacional. A presidenta Dilma Rousseff entregará pessoalmente a mensagem do Executivo, com as prioridades de seu primeiro ano de governo.
Veja como será o ritual nesta terça-feira no Congresso:
- às 10h, Câmara e Senado realizam sessão para a posse de deputados e senadores. Tomam posse os 513 deputados (288 reeleitos e 225 novos parlamentares) e 54 senadores (os demais 27 têm mais quatro anos de mandato).
- No Senado, o juramento de posse será lido pelo senador Itamar Franco (PPS):
"Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil." Os demais senadores dirão: “Assim prometo”.
- Na Câmara, será feito o seguinte juramento:
"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil."
- Logo em seguida, os deputados se movimentam para formar blocos parlamentares, que definirão a distribuição dos cargos da Mesa e das presidências das comissões permanentes. Às 15h, haverá reunião de líderes para a escolha dos candidatos que disputarão os cargos da Mesa, formada pelo presidente, de dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
-Às 18h, tem início a sessão para a eleição dos cargos da Mesa. A votação na Câmara será por urnas eletrônicas. A expectativa é de que a votação esteja encerrada, caso não haja segundo turno, em três ou quatro horas. Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos a favor. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, em que será eleito o que tiver o maior número de votos, informa a Câmara.
Na quarta-feira (2):
Às 16h, serão abertos os trabalhos do Legislativo. A presidenta Dilma Rousseff entregará pessoalmente a mensagem do Executivo, com as prioridades de seu primeiro ano de governo. Em vez de mandar um representante, como é de praxe entre os presidentes, Dilma Rousseff (PT) repete o gesto do ex-presidente Lula, que também compareceu ao Congresso em 2003, logo no início de seu primeiro mandato. Como ministra da Casa Civil, Dilma foi portadora da mensagem e do plano de governo de Lula. Também estarão presentes, entre outras autoridades, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!