Nos EUA, adolescentes também deixaram de lado os blogs
Apesar de todo o alarde em torno do Twitter, a onda em torno do microblog parece começar a diminuir e já aparecem os sinais de que ele está perdendo a força. Primeiro, o Google lançou o Buzz, um serviço integrado ao Gmail que funciona até melhor do que o Twitter, mantendo as mesmas características. Agora, uma pesquisa nos Estados Unidos indica que apenas 8% dos adolescentes americanos usa o Twitter.
A pesquisa foipublicada pela Pew Internet andAmerican Life, que entrevistou 800 jovens americanos entre 12 e 17anos. Com o resultado, o Twitter cai lá para baixo no ranking de popularidade entre a parcela da população que mais adota novasatividades online.
A pesquisa indica ainda que apenas 14% dos jovens possuem um blog, número que equivale à metade do que havia em 2008, quando a pesquisa daquele ano apontou que 28% dos jovens eram blogueiros.
"Nós sempre usamos as gerações mais jovens como referência para tentar antecipar o futuro da tecnologia", disse Amanda Lenhart, coordenadora da pesquisa. "As pessoas com menos de 30 anos estão na vanguarda do uso da internet e dos celulares, por isso, é interessante ver o nível de entusiasmo deles com a tecnologia em geral."
Como nos EUA o Orkut é completamente ignorado, a pesquisa indica que 73% dos entrevistados prefere o Facebook como sua principal rede social, enquanto 48% possuem um perfil no MySpace e 14% no LinkedIn. "O blog perdeu seu apelo junto aos jovens, eles foram todos para o Facebook", diz Amanda.
Ainda segundo a pesquisa, os jovens agora preferem trocar mensagens via celular.