REFORMA AGRÁRIA - Regularização de terras traz tranquilidade para assentados do sul do Amazonas

No sul do estado do Amazonas pequenos agricultores conquistam uma vitória, que é o resultado de uma luta que começou há mais de 15 anos. O sonho de um lote de terra regularizada para trabalhar

REFORMA AGRÁRIA - Regularização de terras traz tranquilidade para assentados do sul do Amazonas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No sul do estado do Amazonas pequenos agricultores conquistam uma vitória, que é o resultado de uma luta que começou há mais de 15 anos. O sonho de um lote de terra regularizada para trabalhar não está tão distante para 117 famílias que serão assentadas no chamado Assentamento Iquiri e no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Gideão, ambos na zona rural do município de Lábrea (AM), bem próximo a divisa com o Estado de Rondônia
 
Salonir de Barros, mais conhecida como Rosa, é aquele tipo de pessoa que quando decide buscar um sonho, não desiste fácil, mesmo tendo que enfrentar todo tipo de adversidade e perigo. A fragilidade feminina não inibe essa corajosa mulher, que é presidente da Abraça (Associação dos Produtores Rurais e Agroextrativistas do Seringal Santo Antônio e Áreas Adjacentes). Em entrevista ao Rondoniaovivo, ela lembra das irregularidades que encontrou no acampamento, em 2004, na época em chegou na área, como alcoolismo, drogas e  brigas. Um trabalho de conscientização foi desenvolvido pela 
novata Rosa com as mulheres e crianças. Um campo de futebol que também servia para jogar vôlei foi construído. Ali os jovens se achegaram de Rosa, os pais vieram atrás e um grande grupo familiar se formou. Depois chegou a Escola e assim as lideranças do movimento conseguiram deixar na região apenas as pessoas realmente interessadas em trabalhar no campo. Hoje, dois modelos de projetos agrários crescem na região.
 
O Assentamento Iquiri é uma área de 25 mil hectares, que está sendo atendida pelo programa do governo federal denominado Terra Legal, No projeto, pequenos proprietários rurais que vivem há mais de 20 anos trabalharam para extração sustentável de madeira e criação de gado.
 
O PDS Gideão é um projeto de desenvolvimento sustentável, que está sendo criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Neste projeto há 117 famílias cadastradas, que receberão do governo, além do lote rural, uma moradia. As atividades que serão desenvolvidas na área rural extrativista consistem em coleta de castanha, látex, açaí, pupunha, copaíba.
 
A Justiça chegou e estão sendo regularizadas as terras”, diz com um sorriso no rosto a carismática Rosa, definindo a atual situação dos pequenos agricultores que serão beneficiados pelos projetos do governo.
 
Na área do assentamento, para atender as necessidades educacionais das crianças que ali vivem, há duas escolas que foram instaladas graças aos esforços do Professor Marquelino, da recém emancipada Extrema de Rondônia, “uma pessoa que não mede esforços para levar o direito à educação para todos os brasileiros que vivem na região” diz Rosa.
 
Entretanto, as escolas só oferecem os cinco primeiros anos de ensino, tendo que as crianças após esse período de escolar enfrentar as intransitáveis estradas até o distrito de Nova Califórnia, em Rondônia, para dar continuidade aos estudos.
 
As escolas são mantidas pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia, que assumiu a responsabilidade de levar educação para essas crianças que vivem tão distante.
 
O projeto de reforma agrária é realizado em uma parceria entre o governo federal, com o Incra, por meio do programa Terra Legal, e o governo do Amazonas, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS