Depois de muitas paralisações e promessas, finalmente os policiais federais conquistaram o reenquadramento da 3ª para a 2ª Classe. O texto foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e já está com o Presidente da República, para assinatura.
O Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol/DF), pioneiro na luta pelo reenquaddramento, sempre motivou a categoria para conseguir o pleito. Segundo Cláudio Avelar, Presidente do Sindipol/DF, ?o Governo Federal finalmente cumprirá com a promessa de retificação do ato de nomeação dos novos policiais federais. Foram seis paralisações desde junho de 2009 e a insatisfação era crescente. Estamos satisfeitos com a conquista, mas só vamos comemorar depois da assinatura do Presidente Lula?.
O que é a terceira classe na PF
Em 2004, candidatos com formação superior completa, prestaram concurso público para os cargos de delegados, agentes, peritos, papiloscopistas e escrivães. Na ocasião, a Polícia Federal se dividia em duas classes distintas, além da classe especial, e a 3° classe foi criada depois da aprovação dos candidatos que haviam prestado concurso de acordo com a lei vigente. ?Portanto, esses aprovados foram rebaixados antes de tomarem posse?, diz Avelar.
Paralisações pelo reenquadramento em 2009
23 de Junho: Em frente ao MJ
14 de Julho: Em frente ao Edifício Sede
11 de Agosto: AGE em frente ao Edifício Sede
25 de Agosto: Em frente ao Edifício Sede
30 de Setembro: Em frente ao