Aposentado poderá comprometer até 30% da renda com crédito consignado

Aposentado poderá comprometer até 30% da renda com crédito consignado

Aposentado poderá comprometer até 30% da renda com crédito consignado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) se reuniu nesta terça-feira (10) e decidiu elevar de 20% para 30% o limite de renda que os aposentados e pensionistas poderão comprometer com empréstimos diretos com desconto em folha de pagamento, o chamado "crédito consignado".

Pela regra anterior, 20% do limite poderia ser comprometido com empréstimo direto, e outros 10% via cartão de crédito. Esse sistema foi instituído em janeiro de 2008. Antes disso, vigorava o sistema que limitava o valor dos empréstimos diretos a 30% do limite dos aposentados e pensionistas, ou seja, sistema que voltou a ser permitido.

Mesmo após a mudança desta terça-feira, caso desejem, os aposentados e pensionistas poderão continuar utilizando o sistema anterior e dividindo o limite de crédito valores entre empréstimos diretos (até 20%) e via cartão de crédito (os 10% restantes).

Com a mudança, porém, os aposentados e pensionistas poderão usufruir de juros mais baixos. Isso porque os juros do cartão de crédito são mais elevados, de até 3,5% ao mês. Enquanto isso, a taxa de juros dos empréstimos diretos, ou seja, com desconto em folha de pagamento, é de até 2,5% ao mês.

Atualmente, há cerca de 22 milhões de aposentados e pensionistas no Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Em crédito consignado, o Ministério informou que há cerca de 14,9 milhões de operações ativas.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS