Desmatamento cresce em 14 cidades monitoradas pelo governo federal

Desmatamento cresce em 14 cidades monitoradas pelo governo federal

Desmatamento cresce em 14 cidades monitoradas pelo governo federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um levantamento apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente mostrou que a área desmatada de 14 cidades brasileiras monitoradas pelo governo federal aumentou entre 2007 e 2008. Essas cidades fazem parte de uma lista de 36 municípios, considerados os que mais desmatam no País.

O maior aumento foi registrado na cidade de Nova Ubiratã, em Mato Grosso, onde o desmatamento aumentou 618%, chegando a uma área de 142 km² no final do ano passado. Em segundo lugar está São Félix do Araguaia, também em Mato Grosso, onde há uma área desmatada de 208 km², o que equivale a um aumento de 400%. Atualmente, a cidade recordista em desmatamento no País é Novo Repartimento, no Pará, onde 484 km² de florestas já foram destruídos.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, recebeu os prefeitos das cidades para ouvir reclamações e pedidos. Em março, Minc deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para repassar as solicitações dos prefeitos. "A idéia é estabelecer um pacto de mão-dupla. A gente quer que esses municípios ajudem a combater o desmatamento e nós também vamos fazer nossa parte para ajudá-los", disse o ministro.

A partir do início do próximo mês, equipes com representantes da Embrapa, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrícola e da Casa Civil devem visitar as cidades para fazer levantamentos e desenvolver ações que diminuam a quantidade de área desmatada nesses locais. "Os municípios que reduziram muito vão sair da lista, mas outros vão entrar. Inclusive municípios do Maranhão, que está em terceiro lugar no desmatamento do País", disse Minc.

Dos 36 municípios que fazem parte da lista, desenvolvida ainda na gestão da ex-ministra Marina Silva, 19 ficam em Mato Grosso, 12 no Pará, quatro em Rondônia e um no Amazonas. O desmatamento nesses municípios equivale a 42% do total da área desmatada no Brasil.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS