Supremo arquiva HC que pretendia suspender medida sócio-educativa aplicada a maior de 18 anos

Supremo arquiva HC que pretendia suspender medida sócio-educativa aplicada a maior de 18 anos

Supremo arquiva HC que pretendia suspender medida sócio-educativa aplicada a maior de 18 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Foi arquivado o Habeas Corpus (HC 91299) em favor de uma jovem, que cumpre medida sócio-educativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por roubo com uso de arma de fogo. A jovem foi sentenciada quando era menor de idade e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, autora da ação, alega que agora ela é maior de idade e, por isso, ela deveria estar em liberdade.

Por decisão da Vara da Infância e Juventude da cidade do Rio de Janeiro, a jovem continua cumprindo a medida sócio-educativa de semiliberdade. Para a Defensoria Pública, a decisão é arbitrária, pois o ECA (parágrafo 5º do artigo 121) só permitiria a manutenção de um tipo de medida sócio-educativa - a de internação - para jovens maiores de 18 anos.

De acordo com o ministro Joaquim Barbosa, relator, o habeas corpus perdeu o objeto. “Com efeito, conforme informou o Juízo de Direito da 1ª Vara da Comarca de Itaboraí/RJ, a medida sócio-educativa imposta à paciente foi declarada extinta por sentença, em razão de a jovem ter completado vinte e um anos”, disse, ao julgar prejudicado o pedido, por perda de objeto.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS