Atenção contribuintes: a Receita Federal liberará a consulta ao terceiro lote do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006) nesta quarta-feira, dia 8.
As consultas ao lote estarão disponíveis pela
INTERNET ou pelo Receitafone (
0300 789 0300) a partir das 8h. No total, R$ 1,366 bilhão em restituições será liberado para 1.237.300 pessoas que têm direito a receber.
Outras 65.241 pessoas tiveram saldo de imposto a pagar, correspondendo a R$ 96,750 milhões. A Receita apurou ainda que outros 33.915 contribuintes não tiveram nem imposto a pagar nem a receber.
Depósito em conta
O dinheiro, que estará disponível para saque no dia 15 de agosto, virá corrigido em 3,91%, referentes à taxa Selic de maio a julho e 1% de agosto.
Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.
A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.
Quem tem prioridade?
Caso você faça parte do grupo de contribuintes que efetivamente têm direito à restituição do imposto pago a mais no decorrer do ano passado, saiba que a Receita dá prioridade às declarações enviadas pela internet.
Em seguida, serão liberadas as restituições de declarações entregues por disquete. Por último, ficam as declarações entregues em formulário impresso.
Esse critério, no entanto, é válido para quem entregou a declaração dentro do prazo, ou seja, até o último dia 30 de abril. Já quem perdeu a data fica fora destes critérios e pode ter de esperar muito pela liberação. O mesmo vale para as retificações efetuadas após o prazo de entrega.