Brasil não tem controle sobre venda de anorexígenos

Brasil não tem controle sobre venda de anorexígenos

Brasil não tem controle sobre venda de anorexígenos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A informação é da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) da Organização das Nações Unidas. O relatório que chegou as autoridades brasileiras e aos Conselhos de Farmácia dos Estados demonstra que o Brasil lidera n ranking mundial de consumo de anorexígenos, usados principalmente como moderadores de apetite. A taxa de consumo no Brasil é mais que o dobro da dos Estados Unidos, segundo o Jife. Esta é a terceira vez que a Junta divulga o relatório anual em que o Brasil se mantém na liderança. A presidente do Conselho Regional de Farmácia, CRF RO/AC, Nelcina Azevedo viu com muita preocupação o anúncio do Jife. Ela explica que, os anorexígenos são medicamentos que inibem o apetite ou a sensação de fome. As substâncias mais consumidas são a phentermina (45%), fenproporex (23%), anfepramona(18%), mazindol (9%) e phendimetrazina (4%). Esses medicamentos também podem ser receitados para distúrbios do sono e distúrbio no déficit de atenção. Nelcina diz que o uso indiscriminado pode resultar em dependência química, porque estimula o sistema nervoso central e produzir sérios efeitos como comportamento violento, alucinações, convulções, coma e até a morte, como aconteceu com uma modelo brasileira no ano passado. “É necessário que as autoridades competentes preparem ações para tentar reverter essa situação” , destacou a presidente. Uma das atitudes ressaltada pela Jife é um controle mais rigoroso do governo para frear o consumo, como aconteceu no Chile e na França. Nelcina enfatizou ainda que os profissionais da área de saúde também precisam assegurar o equilíbrio entre o benefício e o risco que o paciente pode ser vítima.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS