Carreira registrou 41,63 candidatos por vaga. O tradicional curso de medicina terá 33,99 vestibulandos na disputa por cada vaga.
Há mais de dez anos sem liderar o ranking dos cursos mais disputados do vestibular da Fuvest, fundação que realiza os processos seletivos da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, jornalismo chegou ao topo da disputa e é a carreira mais concorrida do vestibular 2008. Ao todo, a carreira registrou 41,63 candidatos por vaga. No ano passado, o curso era a segunda carreira mais disputada, com 44,75 vestibulandos por vaga.
A segunda carreira mais procurada pelos vestibulandos é a de publicidade e propaganda, com 41,02 c/v. O curso caiu uma posição no ranking dos mais procurados - no ano passado ele liderava a concorrência, com 45,74 candidatos por vaga. Em terceiro lugar está o curso de relações internacionais, com 36,88 candidatos disputando cada vaga.
O tradicional curso de medicina registrou 33,99 candidatos por vaga, concorrência maior que no ano passado, que ficou em 32,43. A carreira de oficial da polícia militar (masculino) também registrou aumento da concorrência: 26,93 candidatos por vaga em 2008 contra 20,98 no ano passado.
Inscritos
Ao todo, a Fuvest registrou 141.610 inscritos no maior vestibular do país - número um pouco menor que no ano passado, que registrou 142.656 mil candidatos.
Os locais de prova do vestibular serão anunciados nesta sexta-feira (16).
Provas
A primeira fase da Fuvest será realizada no dia 25 de novembro, no período da tarde. O exame terá 90 questões, valendo um ponto cada uma, das quais até 10% terão abordagem interdisciplinar.
O exame abordará as disciplinas do núcleo comum do ensino médio: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, sendo somente uma correta. A duração da prova é de cinco horas.
A segunda fase acontece de 6 e 10 de janeiro de 2008 e é constituída por um conjunto de até quatro provas discursivas, das quais, a de português, com redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura, é obrigatória para todos os candidatos convocados para a segunda etapa.
As outras provas variam conforme a carreira escolhida. Cada uma é composta por dez questões de mesmo valor. Os exames serão de matemática, física, química, biologia, geografia e história. Os candidatos realizarão apenas uma prova a cada dia. Algumas carreiras exigirão também uma prova de habilidades específicas.
A Fuvest também oferece bônus de 3% na nota da primeira e da segunda fase, aos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública no Brasil. Os candidatos nessa condição deverão optar, na ficha de inscrição, se desejarem obter esse acréscimo.
Mudanças nas carreiras
No vestibular 2008 foi incluído o curso de direito de Ribeirão Preto, com cem vagas e duração de dez semestres para período integral.
Os cursos de bacharelado em matemática aplicada e bacharelado em matemática aplicada e computacional do Instituto de Matemática e Estatística passaram a integrar a carreira física/meteorologia/geofísica/estatística/matemática/matemática aplicada.
Além disso, a Escola Politécnica (
Poli/USP) também mudou a forma de ingresso no vestibular: agora os candidatos podem optar no ato da inscrição pelos cursos de mecatrônica, produção e computação. Para os outros 14 cursos, a opção deve ser feita após o primeiro ano de curso.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Estudantes participam de oficina sobre violência doméstica e sexual
*
Especialização na São Lucas prepara Gestores da Qualidade em Serviços de Alimentação