Investigadores da Delegacia Geral de Polícia escoltaram, na noite de terça-feira para Rio Branco, o astrólogo José Luís Lurice Cachique (30), preso há dois dias na Delegacia de Polícia do município de Boca do Acre, Amazonas.
*Ele estava sendo procurado pelas polícias da Bolívia e do Brasil desde a manhã do dia 2 deste mês, por ter raptado da escola Instituto Americano, em Cobija, uma estudante-modelo, de 15 anos, com quem cruzou a fronteira e fugiu.
*O delegado-geral de Polícia do Estado do Acre, José Barbosa de Morais, disse que a operação da polícia brasileira para localizar o acusado faz parte de um intercâmbio entre as duas polícias.
*O RAPTO
*José Luís, que fala português, inglês, francês e espanhol, namorava a garota a contragosto da família, por isso saiu da Bolívia para morar no Brasil, mas, antes, achou que deveria procurar a menor para se despedir.
*A adolescente cursa o 2º grau e foi abordada na escola pelo namorado, que, nas horas de folga, trabalhava como astrólogo e pretendia exercer a profissão no Brasil, em Rio Branco.
Segundo ele, a garota o acompanhou até o município de Brasiléia, onde disse que não voltaria para a Bolívia. Como possuíam passe livre para transitar no Brasil, não foi difícil fugir. Primeiro, vieram para Rio Branco e, em seguida, para o município de Boca do Acre, no Amazonas.
*A mãe da jovem, Daiana Peres, registrou a queixa de seqüestro em uma delegacia brasileira. Com isso, o casal passou ser procurado nas cidades perto da fronteira.
*No domingo, José Luiz e a garota foram localizados em um hotel, em Boca do Acre. Não se sabe se o boliviano astrólogo leu o seu destino na estrelas, mas foi preso.
*Ontem de manhã, depois de ser transferido para Rio Branco, foi escoltado por investigadores da direção-geral de polícia até a delegacia de Brasiléia. Depois de interrogado pelo delegado Cleílton Ribera, entregaram-no à polícia boliviana. José Luís disse temer pela própria vida, pois a família da garota tem muita influência na cidade.