*Em reunião realizada na tarde de segunda-feira (10), na sede do Corpo de Bombeiros, representantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais decidiram pela liberação da queima controlada em todo o Acre. A decisão foi tomada depois de constatada à mudança favorável do clima, proveniente da intensificação das chuvas nos municípios do Vale do Alto e Baixo Acre e em Sena Madureira, região onde o governo do Estado decretou Estado de Situação de Emergência há aproximadamente um mês.
*Segundo o pesquisador Foster Brown, da Universidade Federal do Acre (Ufac), que comandou os estudos científicos durante a Situação de Emergência, as imagens de satélites mostram quem o perigo de incêndios florestais já está descartado e que há previsão de fortes chuvas para o Acre.
*"A situação dos focos de calor, a previsão de chuva e a melhora da situação climática do Estado é subsídio suficiente para a liberação das queimadas", disse.
*Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a decisão, além de estar sendo tomada com base em dados científicos que descartam perigo, visa não prejudicar os produtores que obedeceram a lei.
*"Estes produtores cumpriram a lei e não utilizaram o fogo quando estava proibido, agora eles podem utilizá-lo, desde que tenham as licenças e tomem todos os cuidados necessário para o controle do fogo. Como por exemplo, façam os aceiros, chamem os vizinhos para fazer a queima em mutirão e queime em dias de pouco vento. Vale lembrar que a queima urbana é proibida por lei, ela não está liberada", explicou.