*O segundo semestre na Universidade Federal do Acre (Ufac) está ainda mais comprometido. Hoje os técnicos em educação entram em greve, encerrando o período de matrículas que começou ontem e atrasando ainda mais o início das aulas quando o funcionalismo voltar ao trabalho. A categoria reivindica 18% de reposição salarial referente às perdas salariais do governo Lula, implantação imediata da segunda etapa do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e equiparação do valor do tíquete alimentação com o de outros servidores federais.
*A greve, que começa de forma oficial hoje, inicia com uma assembléia geral da categoria marcada para às 9h, no Anfiteatro Garibald Brasil, no Campus Universitário.
*Com a paralisação dos técnicos apenas os serviços essenciais (protocolo, diretriz pessoal, contabilidade e vigilância) serão mantidos, em cumprimento da lei trabalhista. O restaurante universitário, biblioteca, serviço de limpeza, coordenadorias e departamentos serão fechados, segundo o sindicalista Alcir de Lima Néri, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado (Sintest).
*"Não sabemos como a situação vai ficar e nem o procedimento que será tomada com relação às matrículas. Isso deve atrasar ainda mais o início do período, uma vez que voltando ao trabalho, será preciso primeiro reabrir o prazo de matrículas", disse Alcir, lembrando que a greve é por tempo indeterminado e a categoria só volta ao trabalho quando o governo apresentar uma proposta que atenda aos anseios dos trabalhadores.