Desempregados de até 24 anos sem ensino fundamental podem se inscrever no ProJovem até sexta
*Jovens de 18 a 24 anos que cursaram a quarta série, mas não concluíram o ensino fundamental e estão desempregados podem se inscrever até sexta-feira no Pro Jovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens, da Secretaria-geral da Presidência da República.
*A primeira etapa do programa vai beneficiar os jovens que moram em nove capitais: Porto Velho, Boa Vista, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. O curso terá duração de 12 meses e será exigida a freqüência mínima de 75% das aulas para o aluno ter direito ao incentivo mensal de R$ 100,00.
*A meta do governo é implantar o Pro Jovem em todas as 27 capitais do país ainda neste ano. Nesta primeira etapa do Pro Jovem serão beneficiados 13 mil jovens, mas até o final de 2005 o programa vai atingir 200 mil.
*De acordo com a Coordenadora Nacional do Pro Jovem da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria José Vieira Féres, a idéia é dar condições aos jovens de ingressar no mercado de trabalho. "Esse programa vai oferecer aos jovens durante um ano um curso em que ele vai concluir o ensino fundamental e vai ter uma formação profissional. Além de elevar a escolaridade, o jovem é capacitado para ter melhores condições de competir no mercado de trabalho", informa a coordenadora.
*O governo repassará para as prefeituras material didático e computadores, além de garantir recursos para o pagamento de professores e para o lanche diário dos estudantes. As prefeituras das cidades vão oferecer o espaço físico onde serão realizadas as atividades, material de consumo e livros. O investimento inicial é de R$ 311 milhões.
*Nesta primeira etapa do programa, 13 mil jovens serão selecionados e começam a freqüentar as aulas no dia 18 de julho.
*As inscrições para o Pro jovem podem ser feitas nas agências dos Correios.
*Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, o prazo para inscrição foi prorrogado para o dia 24 de junho. Em Florianópolis, a nova data de encerramento das inscrições é o dia 30. Os prazos foram ampliados em razão da grande demanda e de algumas dificuldades de acesso da população mais carente aos locais de inscrição. Nas cidades em que o número de inscritos for maior que o de vagas disponíveis haverá sorteio entre os candidatos.