Entenda as suspeitas sobre a Brasil Telecom e o caso Kroll
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*A relação de Dantas com os parceiros nacionais tornou-se conturbada depois que ele, com as bênçãos dos dirigentes dos fundos de pensão à época, tomou o controle da empresa mesmo tendo participação minoritária no negócio. Isso foi possível porque o banqueiro criou uma intrincada árvore societária. Mais tarde, Dantas nomeou Carla Cico, antes consultora do Opportunity, para a presidência da Brasil Telecom.
*Com o Citibank, o entendimento azedou em 2004, depois que a Polícia Federal deflagrou a "Operação Chacal". O caso, que foi revelado pela Folha, envolvia o braço local da empresa de investigações Kroll, uma das maiores do ramo em todo o mundo, em suspeitas de espionagem ilegal.
*Sob suspeita de que o banqueiro e a presidente da Brasil Telecom tivessem ordenado a "bisbilhotagem" de correspondências e telefonemas de várias pessoas, os policiais apreenderam computadores e documentos e prenderam funcionários da Kroll brasileira.
*O escândalo ganhou corpo quando a Polícia Federal informou ter encontrado cópias de mensagens eletrônicas trocadas entre o ministro Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e o empresário Luís Roberto Demarco, desafeto declarado de Daniel Dantas.
*Ambos os empresários tiveram negócios juntos na década de 90. Quando se desentenderam, Demarco pediu a dissolução do CVC/ Opportunity, fundo de investimentos conhecido como CVC/Cayman por estar sediado no Caribe, que continha recursos do Citigroup e era gerido pelo banco de Dantas.
*Depois de uma contenda que se arrastou por anos, Demarco e Citigroup entraram em acordo no final de 2004, sob condições não reveladas. O empresário desistiu de uma ação judicial contra a instituição financeira.
*O Citigroup, por sua vez, contratou a Trevisan para passar um pente-fino em todos os negócios mantidos em conjunto com o Opportunity. Não gostou do que viu e, em 8 de março, pediu que o banco fosse destituído da administração do CVC/ Opportunity. Nove dias após o pedido, a Corte Federal de Nova York afastou definitivamente Daniel Dantas do CVC/Cayman. O banqueiro acatou a ordem, mas, mesmo assim, ainda mantém o controle da Brasil Telecom.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!