Brasil desiste de renovar acordo com o FMI

Brasil desiste de renovar acordo com o FMI

Brasil desiste de renovar acordo com o FMI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Ministério da Fazenda anunciou hoje que o Brasil não vai mais renovar o acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). Desde 1998, o país contava com o socorro do Fundo para enfrentar crises externas e de desconfiança dos credores com o pagamento de sua dívida, como aconteceu em 2002 antes das eleições presidenciais.

*O ministro Antonio Palocci fará pronunciamento da decisão em cadeia de rádio e TV nesta segunda-feira.

*O prazo do atual acordo vence no dia 31 de março, próxima quinta-feira. Recentemente, o FMI aprovou a décima e última revisão do acordo com o país. Em relatório, divulgado na sexta-feira, o Fundo afirmou que a economia brasileira desfruta das melhores condições em anos no setor financeiro, mas pediu às autoridades para manterem a inflação sob controle.

*O FMI comentou ainda que, apesar de as exportações terem liderado a recuperação, a demanda doméstica também cresceu significativamente em 2004.

*O contrato com o Fundo, fechado em setembro de 2002, disponibilizou ao país US$ 42,1 bilhões. Desse valor, o Brasil sacou apenas US$ 26,4 bilhões.

*Inicialmente o acordo vencia em dezembro de 2003, mas foi renovado até este mês. Pelo acordo, o governo brasileiro se comprometeu a ter superávit primário de 4,25% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas de um país).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS