Acre - Padre é ameaçado através de carta e pedradas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
* O desconhecido chegou na Assembléia Legislativa por volta das 9h da manhã e perguntou aos seguranças onde o padre se encontrava. Não sendo autorizado a subir as escadas da casa, jogou uma pedra grande nas vidraças do plenário, deixando uma carta de ameaça para o padre.
*Padre Walmir registrou queixa no 1º Distrito Policial de Rio Branco ontem mesmo, deixando a versão original da carta e a pedra nas mãos do delegado Ari Régis, que está acompanhando as investigações sobre o caso.
*Em entrevista, o padre disse ontem que não tem inimigos e que só tem procurado fazer o bem a população acreana, desde que chegou ao Estado. Embora não tenha recebido nenhuma outra forma de intimidação, o padre informou que esta semana foi abordado por um desconhecido quando lanchava no Coelho Lanche, próximo ao 14 BIS, por volta das 20h. O homem procurava o telefone e o endereço residencial do padre. Desconfiado, o deputado desconversou e saiu do local. "Eu não entendi direito o que aquele cidadão queria, mas achei a sua conversa muito estranha", comentou.
*Padre Walmir passou a andar ontem com um segurança e espera que a polícia consiga capturar o homem que levou a carta à Aleac. O padre não vai cancelar compromissos por conta do ocorrido e afirma que acredita que Deus vai lhe conceder a vitória diante dos seus perseguidores. "Não sei quem está por detrás disso. Só sei que não deve ser nenhum evangélico, mas é alguém com algum problema de fanatismo religioso e político", disse Walmir.
*Padre Walmir passou o dia de ontem recebendo a solidariedade dos amigos deputados. Depois de vários telefonemas o padre ficou ainda mais certo de que poderá contar com o apoio político e pessoal de todos os amigos e autoridades do Estado.
*Sobre a carta
*Íntegra: A Lei de lá é a Estrela Real. Devolvam a pedra. Ela é do templo. Não ousem se apossarem como fazem com a nossa população. O atual Golias deve cair. Guarde deputado Walmir. Não se deve brincar com a estrela do Sr. Davi e se posar de Golias. Vocês, o salário... - o poder - Se arrependam pecadores. Não duvidem. Se arrependam. JB.
*Interpretação: A carta enviada ao padre Walmir trata-se de um texto onde o autor une fanatismo religioso ao político. Em suas frases, ele reporta-se a estrela real (que seria a estrela de Davi, um dos maiores reis de Israel), mas subentende-se ser a estrela do PT. Mais na frente, a frase "devolvam a pedra. Não ousem se apossarem como fazem com a nossa população. O atual Golias deve cair", passa a idéia de que o tal Golias (que, biblicamente foi o gigante derrotado pela rei Davi), pode ser o governador Jorge Viana. No final da correspondência ele escreve: "Se arrependam pecadores", reiterando a frase do profeta João Batista, escrita no Livro de Mateus, capítulo 3: "Se arrependam".
*Na opinião do padre, o problema dos seus "inimigos" é político e religioso, mas retrata uma insatisfação não apenas de uma pessoa, mas de um grupo
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!