Proposta de Emenda à Constituição reduz maioridade penal para 12 anos

Proposta de Emenda à Constituição reduz maioridade penal para 12 anos

Proposta de Emenda à Constituição reduz maioridade penal para 12 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Proposta de Emenda à Constituição 345/04, apresentada pelo deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), reduz a maioridade penal para 12 anos. Pela atual legislação, o menor de 18 anos é penalmente inimputável, estando sujeito apenas às medidas sócio-educativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), entre as quais a reclusão em estabelecimentos próprios para o menor infrator.

*Silas Brasileiro argumenta que atualmente os jovens têm maior acesso à informação e maior capacidade de discernimento para compreender o caráter lícito ou ilícito dos atos que praticam. "A inimputabilidade do menor de 18 anos data do Código Penal de 1940, quando as condições sócio-econômicas do País eram totalmente diferentes", observa o parlamentar. O autor da PEC afirma ainda que o aumento da criminalidade entre jovens acima de 12 anos de idade "põe em risco a segurança da sociedade, que não dispõe de meios eficazes para coibir os delitos e punir penalmente os infratores menores de 18 anos".

TRAMITAÇÃO *A proposta foi apensada (isto é, tramita em conjunto) à PEC 171/93, do ex-deputado Benedito Domingos, que reduz a maioridade penal para 16 anos e à qual outras 18 proposições tramitam apenadas. A matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS