Após fechamento de postos no interior, produtores rurais estão receosos quanto ao risco da perda do status de livre de febre aftosa sem vacinação
Foto: Divulgação/Idaron
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sindicato dos Servidores da Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia) convoca assembleia para o próximo sábado (11), em Ji-Paraná para decidir as atividades de fiscalização na instituição, “o que seria um grande prejuízo para a economia do estado”, diz uma nota enviada à imprensa.
Segundo o documento, os servidores da agência foram totalmente ignorados e não tiveram nenhuma de suas pautas atendidas. Eles lembram que “não pararam um único dia e garantiram com o árduo trabalho, a certificação de Rondônia como zona livre de vacinação contra a febre aftosa sem vacinação, um grande marco para o estado abrindo novas fronteiras para a nossa carne”.
Ainda de acordo com o sindicato, o Governo do Estado teria prometido atender as demandas da Idaron no segundo semestre de 2023, mas priorizou outra categoria. Até o momento, de acordo com os servidores, “o que se vê dentro da agência são perseguições para com servidores, cobranças ilegais de direitos adquiridos, cobranças financeiras ilegais e sem autorização ou comunicação prévia aos servidores e fechamento de postos de fiscalização em fronteiras, dentre outros disparates”.
O estado está prestes a receber auditoria do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) para manutenção de status de zona livre sem vacinação, além de se preparar para realização da Rondônia Rural Show. Muitos servidores estarão trabalhando na fiscalização de entrada e saída de animais dentro do parque, além da declaração de rebanho de todo o estado.
Uma greve ou paralisação da Idaron pode custar um preço alto para o estado que está acostumado fechar no azul anualmente, graças ao agronegócio e isso preocupa os produtores rurais.
Problemas
No último dia 24 de abril, com o título “RISCOS: Servidores da Idaron alertam para perigos após fechamento de postos”, o Rondoniaovivo divulgou relatos de funcionários da autarquia sobre o encerramento das atividades de dois pontos de fiscalização em Nova Colina e MA-28, onde eles reforçaram que a área livre de aftosa sem vacinação de Rondônia pode ser colocada em xeque pelo MAPA.
Resposta
O jornal eletrônico entrou em contato com a Idaron, que informou “sobre suposto indicativo de greve publicado por um site de Ji-Paraná, notícia exclusiva na qual informa que o sindicato dos servidores da Idaron avaliará no próximo sábado se haverá ou não paralisação, a Agência Idaron esclarece que ficou sabendo da informação pelo único meio noticioso que divulgou a reportagem e que, até o momento, não foi oficializado sobre a reunião de sábado nem tampouco sobre o suposto indicativo de greve. Se a informação se concretizar, tão logo seja oficializada, a Idaron se manifestará de maneira oportuna ao pleito”.
ATUALIZAÇÃO: Após a publicação da notícia, um membro do sindicato enviou ao Rondoniaovivo o edital de convocação de reunião. Confira abaixo o documento na íntegra:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!