Liberação foi dada para zonas livres de febre aftosa sem necessidade de vacinação
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia foi autorizada a exportar carne bovina para o Canadá, uma conquista obtida após uma análise realizada pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), em coordenação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Com essa aprovação, o Canadá agora integra a lista de nações aptas a receber carne bovina proveniente de Rondônia, desde que seja maturada, desossada e sem linfonodos.
De acordo com informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), em 2022, os principais destinos da carne produzida no estado eram a China, os Estados Unidos e o Egito.
Essa nova autorização é fruto do reconhecimento das regiões certificadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) como áreas livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação.
Em 2021, Rondônia obteve reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O estado já contava com o reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária como área livre de aftosa desde abril de 2020.
Além de Rondônia, outros estados como Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso e Santa Catarina também desfrutam do status de livre de aftosa sem vacinação.
Essa conquista abre novas oportunidades para o mercado de carne bovina brasileira, fortalecendo a economia e ampliando as opções de exportação para o setor pecuário.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!