PECUÁRIA: Nova praga de pastagens é identificada

A praga foi encontrada em janeiro e fevereiro de 2023 em áreas de produção de feno

PECUÁRIA: Nova praga de pastagens é identificada

Foto: Divulgação/Epagri

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pesquisadores da Epagri, juntamente com outros cientistas e técnicos do Brasil e Estados Unidos, identificaram uma nova praga de pastagens de grama-bermuda em Santa Catarina. Trata-se da cigarrinha Metadelphax propinqua, uma espécie sugadora associada a diversas plantas cultivadas.

A praga foi encontrada em janeiro e fevereiro de 2023 em áreas de produção de feno de Chapecó e de outros municípios da região oeste do estado. Segundo os pesquisadores, foram observados “surtos populacionais impressionantes” da cigarrinha.
 
As plantas infestadas apresentaram clorose foliar, redução da taxa de crescimento e deposição de honeydew, uma secreção açucarada que pode favorecer o desenvolvimento de fungos.
 
No entanto, a maior preocupação dos pesquisadores é o fato de que a cigarrinha é vetora de importantes fitopatógenos, incluindo o vírus da clorose estriada do capim-bermuda (CCSV) e os vírus do encurtamento rugoso do milho (MRDV) e da risca amarela do milho (MYSV).
 
“Essa espécie é reportada como vetora de importantes doenças para a grama-bermuda e para outras espécies de plantas cultivadas, incluindo o milho”, alerta Leandro do Prado Ribeiro, pesquisador e entomologista da Epagri.
 
A cigarrinha é uma espécie pantropical, ou seja, está presente nas regiões tropicais de todos os continentes entre as latitudes 50° norte e 40° sul. Inclui em seu habitat áreas costeiras e paisagens agrícolas do sul e centro da Europa e zonas temperadas e tropicais quentes de todos os continentes: África, Ásia, Austrália, Europa e América do Norte e do Sul.
 
“Por se tratar de uma espécie nova em cultivos brasileiros, ainda não dispomos de ferramentas para o seu manejo”, destaca Leandro.
 
“No entanto, o monitoramento das áreas é imprescindível para reconhecermos o problema, a sua distribuição ao longo do território catarinense e também o impacto nos sistemas de produção de forragem aqui no estado”.
 
Os pesquisadores recomendam que os produtores rurais fiquem atentos aos sinais de infestação da cigarrinha Metadelphax propinqua, como o amarelecimento das folhas, a redução da taxa de crescimento e a presença de honeydew. Em caso de suspeita, é importante entrar em contato com as instituições de pesquisa ou de extensão rural.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS