VALE DO MADEIRA SUMMIT: Prefeitura apoia inovação e desenvolvimento econômico durante evento

Programação foi promovida pelo ecossistema de inovação da capital e abordou saúde, agronegócio e bioeconomia

VALE DO MADEIRA SUMMIT: Prefeitura apoia inovação e desenvolvimento econômico durante evento

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho recebeu, na quarta-feira (13), a primeira edição do Vale do Madeira Summit, criado para promover a inovação e o desenvolvimento regional, integrando o setor público e privado, instituições de ensino e empresas locais. O evento foi promovido pelo ecossistema de inovação da capital, um conjunto de organizações que trabalham juntas para promover o crescimento econômico, aperfeiçoando e construindo novos produtos e serviços.
 
O Summit aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO) e a programação foi formada por três temas centrais: saúde, agronegócio e bioeconomia, com palestrantes e painéis que compartilharam experiências, soluções tecnológicas e boas práticas desenvolvidas nestas áreas.
 
De acordo com Leandro Dill, diretor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), o evento foi organizado por meio de parcerias entre instituições formadoras do ecossistema de inovação na capital, como a Prefeitura de Porto Velho, o Governo do Estado de Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 
“Dentro do ecossistema, cada ator tem uma finalidade, uma função específica. Então, a Prefeitura atua no início, bem no princípio dessa jornada, que a gente chama de jornada do empreendedor. Na agência, nós recebemos as pessoas que querem tomar um cafezinho e saber mais sobre inovação. Nós recebemos e orientamos quem que eles podem procurar dentro do ecossistema para resolver aquela dor que eles têm. A partir dessa orientação e desse assessoramento, nós fizemos muitos atendimentos este ano, as pessoas acabam conseguindo mais efetividade na hora de encontrar a solução para aquela dor. Isso fomenta, e de certa forma favorece, para que esse negócio prospere”, explicou.
 
Entre as palestras e painéis oferecidos durante o dia, estão assuntos como “A importância de um ecossistema de inovação”, “Inovação em saúde e o ecossistema de inovação em Porto Velho”, e “Como tornar soluções tecnológicas acessíveis aos produtores rurais”.
 
Head de Inovação e Economia Criativa no Sebrae, Rangel Miranda acrescentou que o trabalho em conjunto fortalece as ações de inovação desenvolvidas em Porto Velho, e que cada ator do ecossistema de inovação tem a sua atribuição.
 
“Esse é um evento feito a várias mãos. A gente tem um conselho do ecossistema local de inovação aqui da capital e ele é formado por diversas instituições que participaram da construção do plano de ação do ecossistema. O grande diferencial é justamente criar essa sinergia entre os atores, fazendo com que não haja sobreposição de ações, porque no final o público é o mesmo. Essa rede se apoia de acordo com o momento do empreendedor, esse é o grande barato do ecossistema de inovação”.
 
O público-alvo foi composto por empreendedores, universitários, servidores públicos e líderes da área de inovação. Hilton Alves, administrador da Universidade Federal de Rondônia, destacou o papel da universidade no fomento da inovação e na formação de novos negócios.
 
“A universidade está inserida dentro desse contexto, e é um ator muito importante para fomentar todo o movimento de inovação, de startups, de criar novas empresas, de criar novas soluções para a sociedade. O programa Unir Sócio-Empreendedor busca trazer as soluções que são criadas dentro da universidade para a sociedade, e a gente faz esse meio de campo dentro do projeto”.
 
Para Amanda Barbosa, consultora em marketing e participante do evento, “é interessante saber o que está acontecendo em nosso ecossistema e quais são as oportunidades que temos para 2024. Temos muito potencial em nosso estado. É interessante também a oportunidade de network e novos negócios”, compartilhou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS