SOLENIDADE: Colheita do café em Rondônia começa nesta sexta-feira (14), em Alta Floresta d’Oeste

Cafés precoces iniciam sua maturação em abril e se estende até o mês de agosto, marcado pelo fim da colheita

SOLENIDADE: Colheita do café em Rondônia começa nesta sexta-feira (14), em Alta Floresta d’Oeste

Foto: Frank Nery

Nesta sexta-feira (14), será dado início à colheita do café em Rondônia, durante solenidade marcada para acontecer no município de Alta Floresta d’Oeste, na propriedade do agricultor Dilcionir Serraglio. O evento também faz alusão ao “Dia do Início da Colheita do Café” comemorado na data de 10 de abril e faz parte do calendário oficial de Rondônia. Acontecerá também o lançamento do livro “Robustas Amazônicos – Os cafeeiros cultivados em Rondônia”.
 
 
A solenidade será realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Câmara Setorial do Café do Estado e cafeicultores.
 
 
De acordo com o governador Marcos Rocha, “esta data tem o intuito de incentivar os cafeicultores a iniciarem a colheita a partir do momento em que os frutos do cafeeiro estejam maduros. Rondônia está avançando no desenvolvimento e impulsionando o agronegócio, fomentando a cafeicultura com distribuição de mudas de café e calcário, bem como garantindo orientação dada desde o plantio até a colheita, o que resulta no  aumento da produção  no Estado; no final todos colhem bons resultados”, disse
 
 
Dados da Conab apontam que a produção de café em Rondônia deverá atingir 2,94 milhões de sacas
 
 
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab apontam que a produção de café em Rondônia deverá atingir 2,94 milhões de sacas de café robusta beneficiado, volume 5,1% maior que o da safra anterior.
 
 
Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, o grão deverá ocupar 65 mil hectares de área em produção no Estado, mantendo a estimativa de área sem alteração, em relação ao último ciclo. “A qualidade dos cafés produzida em Rondônia tem sido reconhecida em competições nacionais e internacionais. Esses prêmios são importante reconhecimento da qualidade do café produzido e ajudam a fortalecer a imagem do Estado como produtor de café de alta qualidade e sustentável”, afirmou.
 
 
De acordo com o secretário adjunto da Seagri, Janderson Dalazen, Rondônia produz variedades de cafés e clones diferentes. Cada um dos clones iniciam a maturação em períodos diferentes, conhecidos como ciclos de maturação precoce, intermediário e tardio. Os cafés precoces iniciam sua maturação em abril e se estende até o mês de agosto, marcando o fim da colheita de café.
 
 
“Esta data se tornou muito importante e marcante para os cafeicultores, serve como um marco referencial para o produtor começar a colher o café no ponto máximo de maturação, de pelo menos 80% dos frutos maduros. Nosso Estado tem ganhado visibilidade na produção de café nos últimos anos, principalmente pela Identidade Geográfica Matas de Rondônia, Café Robusta Amazônico, que foi criada para destacar a produtividade, qualidade e sustentabilidade do café no Estado. Nós estamos avançando a cada ano na produção”, informou.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS