QUALIDADE: Capacitação incentiva produção de café com sustentabilidade em RO

Proposta visa dar continuidade às ações de incentivo à produção de café com sustentabilidade

QUALIDADE: Capacitação incentiva produção de café com sustentabilidade em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia participaram de um encontro para nivelamento de informações acerca do programa de sustentabilidade do café. A iniciativa contou com a parceria da Plataforma Global do Café para discutir, de uma forma geral, o uso racional dos agroquímicos, manejo de pragas e tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas. A proposta visa dar continuidade às ações de incentivo à produção de café com sustentabilidade.
 
 
A parceria entre a Emater/RO e a Plataforma Global vem desde o ano de 2015, quando foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Autarquia e o Programa Café Sustentável. Desde então, houve uma revolução na cafeicultura rondoniense, que mesmo diminuindo a área plantada, aumentou a produção com grãos produzidos de forma sustentável, e exportando cada vez mais cafés de qualidade.
 
 
PRODUÇÃO
 
Para o engenheiro agrônomo da Emater/RO, Fausto Lima Farias de Souza, “o ponto alto dessa guinada foi a Indicação Geográfica – IG Matas de Rondônia, com Denominação de Origem – DO para café canéfora sustentável”, disse.
 
 
Parceria entre a Emater/RO e a Plataforma Global vem desde o ano de 2015
 
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, uma das diretrizes do Estado é incentivar a produção dos grãos com técnicas modernas de manejo, e a Emater/RO tem sido muito importante em fazer chegar até os produtores familiares essas técnicas. “A Emater é um órgão essencial que trabalha para levar conhecimento aos nossos produtores, além de ser responsável por ajudar no desenvolvimento da nossa produção”, disse.
 
 
A capacitação técnica para mitigação dos efeitos nocivos dos agroquímicos na cafeicultura foi realizada em Ouro Preto do Oeste no Centro de Treinamento da Emater/RO, e reuniu técnicos para discussão de ferramentas de abordagem mais assertivas para instruir o produtor no combate a pragas e doenças do cafeeiro.
O engenheiro agrônomo, Vinicius Figueiredo, o instrutor Luiz Cesar Pio e o especialista em manejo de pragas do cafeeiro, Sérgio Benvenga, da Plataforma Global do Café, trouxeram suas experiências para compartilhar com os extensionistas da Emater/RO.
 
 
Vinicius explicou que a Plataforma Global do Café é uma associação internacional que trabalha com parceiros de todos os setores da cadeia produtiva, com foco em promover a sustentabilidade e melhores condições de vida no campo, tanto para produtores como para os trabalhadores. “O nosso objetivo é que esses técnicos possam ter maiores conhecimentos para levar essas informações para o campo; e que os produtores possam melhorar a produtividade, a qualidade do café, além de prezarem mais pela saúde e a segurança na manipulação agroquímicos”, finalizou Vinicius, dizendo que a produção de café sustentável vem sendo bem aceita entre os produtores de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS