RONDÔNIA: Mais de 70% dos pecuaristas já declararam rebanhos à Idaron

Quem não declarou, tem apenas 10 dias para regularizar

RONDÔNIA:  Mais de 70% dos pecuaristas já declararam rebanhos à Idaron

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 70% dos pecuaristas de Rondônia já declaram seus rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron). A declaração é obrigatória, realizada em duas etapas anuais, em maio e em outubro, sendo uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para o reconhecimento internacional como área livre de aftosa sem vacinação.

Quem ainda não declarou, tem apenas 10 dias para se regularizar. O prazo termina dia 31 de maio.

A expectativa, de acordo com o presidente da Agência, o médico veterinário Julio Cesar Rocha Peres, é que sejam registradas pouco mais de 130 mil declarações. “Algo que se deve salientar é o crescimento no número de declarações onlines e remotas. Dos registros feitos até agora, 41% foram declarações online. Do restante, mais de 90% foram declarações remotas, via telefone, WhatsApp e E-Mail”, destacou.
 
“São ferramentas que o Governo disponibilizou para prevenir o contágio pela Covid-19, uma vez que, declarando pelo site da Idaron ou remotamente, o produtor não se expõe ao vírus”, completa.
 
A declaração deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa). Dados sobre outros animais podem ser solicitados.
 
O produtor pode fazer a declaração preferencialmente pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br). “Não tem mistério, pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online) é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, informou Julio Cesar.
 
A Idaron também disponibilizou formulário para declaração, tanto no formato impresso (que pode ser obtido nas unidades da Agência Idaron e casas agropecuárias, em todos os municípios), quanto pode ser baixado no site da Agência. Após o preenchimento, o formulário deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade tem cadastro. Cada unidade tem um telefone de WhatsApp para envio do formulário.
 
Municípios
 
De acordo com levantamento, até esta sexta-feira (21/06), Colorado e Seringueiras eram os municípios com maior percentual de declarações: 70% e 66%, respectivamente. No outro lado da tabela, estão um pouco atrasados os municípios de Candeias do Jamari e Alvorada do Oeste, com 43% e 47% de declarações, respectivamente.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS