Rondônia é o quinto maior produtor de café do Brasil
A colheita deve ser feita com pelo menos 80% dos grãos maduros / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Dia do Início da Colheita do Café Conilon em Rondônia, 10 de abril, foi instituído pela Lei 3.516, em 17 de março de 2015. A data está inserida no calendário oficial do estado. O objetivo desta lei é incentivar o cafeicultor a realizar a colheita quando o cafeeiro estiver com pelo menos 80% dos grãos maduros. Fatores genéticos e climáticos podem influenciar no período de maturação do café.
Rondônia é o quinto maior produtor de café do Brasil e o segundo em produção do café conilon. Segundo as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a safra 2019 se espera colher 2,3 milhôes de sacas de café no estado, cada saca possui 60 kilos.
Desde o Brasil colônia, a produção de café é uma parte importante da economia do país. O café chegou ao país em 1727 e em 1845 o país já era responsável por 45% da produção mundial. Vale lembrar que a cafeicultura foi a grande responsável pela urbanização e pelo desenvolvimento econômico de algumas cidades, principalmente na região de Minas Gerais e do Vale do Paraíba, em São Paulo.
De lá para cá muita coisa mudou, mas o papel do café na economia brasileira permanece muito semelhante. Isso porque o Brasil ainda possui um café muito consumido em outros países e, em 2016, chegou a ser o maior produtor e exportador de café do mundo. Ou seja, falar em economia brasileira é também falar em café e em especial no nosso Estado de Rondônia.
Cada saca de café tem 60 quilos
No ranking de melhor café do Brasil, Rondônia atingiu a quarta posição em 2018 na Semana Internacional do Café que ocorreu em Belo Horizonte/MG.
Existem variedades (clones) precoces que começam o amadurecimento antes do período estabelecido na lei, e também há aquelas tardias que iniciam seu amadurecimento posteriormente.
“No entanto, a proposta não é determinar que todos os produtores colham no mesmo período, mas sim, sensibilizar para que realizando a colheita dos grãos maduros eles ganhem em rendimento e também possam agregar valor pela qualidade”, explicou o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani.
Comparando o intervalo de 2017 a 2018, a produção aumentou para 2,2 milhões de sacas de 60 quilos, a maioria da variedade robusta, crescimento de 2,1%, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O recorde foi alcançado em 2003, quando a produção somou 2,5 milhões de sacas. Mais recentemente, em 2010, a safra chegou a 2,37 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com dados da Embrapa Rondônia. No entanto, as áreas de produção eram 61,9% e 53,7%, respectivamente. Esse crescimento se deu às chuvas ao longo da florada e também ao começo da produção de novos cafeeiros na região.
A expectativa de produção de 2,3 milhões de sacas de café em 2019, animou os produtores de todo o Estado de Rondônia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!